Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Taxa de mortalidade por diabetes entre homens cresce 70% em Campinas


Dados se referem aos últimos 15 anos da doença no município. No mesmo período, a mortalidade entre mulheres subiu 6,2%


Em 15 anos, a taxa de mortalidade por diabetes entre os homens residentes em Campinas (SP) subiu mais de 70%. O percentual se refere a dados coletados entre 1995 e 2010. Os dados são do Boletim de Mortalidade, apresentado na segunda-feira (6), pelo Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS) do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

" Se no início da década de 1980 as taxas de morte por diabetes eram maiores nas mulheres nas idades de 50 anos e mais, sendo superiores nos homens apenas entre 20 a 49 anos, no triênio 2008/2010 as taxas passaram a ser superiores nos homens em todas as idades. Entre 1995 e 2010 o aumento das taxas de mortalidade por diabetes foi de 71,6% entre os homens, comparado a 6,2% nas mulheres. Estes dados ressaltam o quanto as mortes por diabetes são mais precoces em homens" , disse Marilisa Barros, médica epidemiologista e coordenadora do CCAS da FCM da Unicamp.

Entre 2008 e 2010, o diabetes foi a causa primária de 3% das 19 mil mortes ocorridas na população de Campinas (SP) e mencionado como causa associada em outros 833 óbitos, o que representa 4,3% do total de mortes. A doença é mencionada, principalmente, nos casos de doenças cardiovasculares.

Ao analisar a morte por diabetes de acordo com a faixa etária, foi verificado que nas mulheres, 45,7% foram de idosas com 80 anos ou mais de idade; entre os homens, este percentual foi de apenas 24,4%. Antes dos 60 anos de idade, o percentual de mortes por diabetes foi também de 24,4% nos homens e de apenas 12,1% nas mulheres.

Analisado dentro do grupo das doenças endócrinas e metabólicas, o diabetes é a principal causa de mortalidade. Ele é responsável por 68,5% das mortes desse grupo, que inclui também a desnutrição e a obesidade, entre outras.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário