Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Deficiência em estrutura cerebral que processa sons pode ser causa da dislexia

Pesquisa fornece bases para desenvolvimento de tratamentos para a condição que causa dificuldades na área da leitura e escrita

Cientistas alemãs descobriram que o mau funcionamento de uma estrutura do cérebro que processo os sons da fala pode ser a causa da dislexia, condição que causa dificuldades na área da leitura e escrita.

A pesquisa fornece bases para o desenvolvimento de tratamentos para a condição que causa dificuldades na área da leitura e escrita entre 5 a 10% de todas as crianças do mundo.

A equipe liderada por Begona Díaz e seus colegas descobriu que muitas dificuldades associadas à dislexia podem, potencialmente, ser associadas a uma deficiência no núcleo geniculado medial do tálamo.

Os resultados mostraram que pessoas disléxicas têm um defeito na estrutura que transfere a informação auditiva do ouvido para o córtex, o corpo geniculado medial do tálamo auditivo não processa os sons da fala corretamente.

"Este mau funcionamento no início do processamento de linguagem pode refletir em todo o sistema. Isso explica por que os sintomas da dislexia são tão variados", explica Díaz.

Os pesquisadores realizaram dois experimentos em que vários voluntários tiveram que realizar tarefas de compreensão de falas.

Enquanto os indivíduos realizaram tarefas que exigiam o reconhecimento dos sons da fala, eles passaram por ressonância magnética. As gravações mostraram respostas anormais na área ao redor do corpo geniculado medial nos participantes afetados.

Em contraste, não houve diferenças entre os controles e os participantes disléxicos se as tarefas envolviam apenas ouvir o discurso sem ter que realizar uma tarefa específica.

"O problema, portanto, nada tem a ver com o processamento sensorial em si, mas com o processo envolvido no reconhecimento da fala. Não houve diferenças entre os dois grupos de teste em outras áreas do caminho de sinalização auditivo", observa Díaz.

Segundo os pesquisadores, reconhecer a causa de um problema é sempre o primeiro passo no caminho para o sucesso do tratamento.

Eles planejam agora avaliar se os programas atuais de tratamento podem influenciar o corpo geniculado medial, a fim de tornar o aprendizado e a leitura mais fáceis para pessoas com dislexia a longo prazo.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário