Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Técnicos em saúde do Haiti passam por qualificação da Fiocruz

Estágio faz parte de projeto de cooperação tripartite Brasil-Cuba-Haiti, que busca fortalecer o sistema de saúde haitiano

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu, nesta semana, dois técnicos do Laboratório Nacional de Saúde Pública (LNSP) do Haiti que farão estágio, durante dois meses, no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz). A visita técnica visa demonstrar aos haitianos como são realizados procedimentos de gestão laboratorial, métodos analíticos e relação custo-benefício na implementação de sistema de qualidade em uma instituição brasileira. Além disso, pretende-se apresentar como se dá o impacto da estruturação aqui realizada em recursos humanos e em resultados.

O estágio faz parte de um projeto maior de cooperação tripartite Brasil-Cuba-Haiti, que pretende ajudar a fortalecer o sistema de saúde haitiano a partir de diversas ações, como as de vigilância epidemiológica e a criação de espaços de educação e informação.

Criada em 2010 para fortalecer o sistema de saúde e de vigilância epidemiológica dos haitianos, a Cooperação Tripartite Brasil Cuba Haiti é formada pelo Ministério da Saúde brasileiro, sob a coordenação da Assessoria de Relações Internacionais (Aisa/MS), com a participação da Fiocruz - por meiodo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), Canal Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Catarina (UFSC).

A cooperação desenvolve ações nos campos de assistência, vigilância sanitária, imunização e formação de recursos humanos. Entre as iniciativas previstas, está a construção de três hospitais comunitários de referência, um centro de reabilitação de deficientes físicos, quatro centros de ensino técnico e profissionalizante, além das reformas de dois laboratórios especializados em vigilância epidemiológica e de unidades de saúde do MSPP.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário