Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Medicamento anti-HIV inibe crescimento de tipo mais agressivo de câncer de mama

Testes com ratos mostraram que Nelfinavir controla progressão de tumores na mesma dosagem e regime usados contra a Aids
 
O medicamento inibidor da protease do HIV conhecido como Nelfinavir pode ser usado para tratar cânceres de mama HER2-positivos na mesma capacidade e regime de dosagem utilizados para o controle da AIDS, de acordo com estudo de pesquisadores da Johns Hopkins University School of Medicine.
 
O câncer de mama é uma das causas mais comuns de morte por câncer nos EUA com cerca de 39.520 mortes em 2011. Câncer de mama HER2-postivo é conhecido por ser mais agressivo e menos sensível aos tratamentos em comparação a outros tipos de câncer de mama.
 
Estudos anteriores mostraram que Nelfinavir é capaz de agir como um agente quimioterapêutico ou radiossensibilizador e inibir certos tipos de câncer. No entanto, seu efeito sobre o câncer de mama HER2-positivo era desconhecido.
 
A fim de determinar os efeitos do Nelfinavir no controle do câncer de mama HER2-positivo, Joong Sup Shim e seus colegas identificaram uma série de inibidores de células de câncer de mama, um subconjunto dos quais foi então usado para criar o perfil farmacológico de sete linhagens celulares do câncer de mama.
 
Depois de identificar o Nelfinavir como um inibidor seletivo de células HER2-positivas, os investigadores determinaram a atividade antitumoral do inibidor em modelos de ratos de câncer de mama humano.
 
Os resultados mostraram que o medicamento inibiu o crescimento de tumores positivos para HER2 nos animais.
 
Os pesquisadores descobriram que as concentrações de Nelfinavir necessárias para inibir as células cancerosas HER2-positivas in vitro são consistentes com os regimes de dosagem utilizados para pacientes com HIV. "Com um perfil de toxicidade relativamente baixo e as muitas informações disponíveis sobre interações medicamentosas e farmacocinética, Nelfinavir está pronto para testes clínicos em pacientes com câncer de mama HER2-positivo", concluem os autores.
 
De acordo com a equipe, a descoberta tem implicações importantes no desenvolvimento de Nelfinavir e seus análogos como novos agentes anticâncer.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário