Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Suplemento de ômega-3 retarda efeito biológico do envelhecimento

Pílulas reduziram estresse oxidativo, provocado pelo excesso de radicais livres e restaura telômeros, que encurtam com a idade
 
Tomar suplementos de ácido graxo ômega-3 pode retardar um processo biológico chave ligado ao envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA.
 
O estudo mostrou que a maioria dos adultos de meia-idade com sobrepeso, mas saudáveis, que tomaram suplementos por quatro meses preservaram pequenos segmentos de DNA nos glóbulos brancos do sangue.
 
Esses segmentos, chamados telômeros, diminuem ao longo do tempo em muitos tipos de células, como uma consequência do envelhecimento.
 
Os participantes no estudo tomaram ou 2,5 g ou 1,25 g de ômega-3. Os participantes do grupo placebo tomaram pílulas contendo uma mistura de óleos vegetais comuns na dieta ocidental.
 
O alongamento dos telômeros nas células do sistema imunológico foi mais prevalente em pessoas que melhoraram substancialmente a proporção de ômega-3 em relação a outros ácidos graxos em sua dieta.
 
A suplementação com ômega-3 também reduziu o estresse oxidativo, provocado pelo excesso de radicais livres no sangue, cerca de 15% em comparação com os efeitos observados no grupo que tomou apenas placebo.
 
"A descoberta sobre os telômeros é provocativa na medida em que sugere a possibilidade de que um suplemento nutricional possa realmente fazer a diferença no envelhecimento," afirma a líder do estudo Jan Kiecolt-Glaser.
 
Estudos anteriores mostraram que suplementos de ácidos graxos ômega-3 reduziram a inflamação no mesmo grupo de adultos.
 
"A inflamação em particular é a base de muitos problemas de saúde. Qualquer coisa que reduza a inflamação tem vários efeitos potencialmente saudáveis entre os adultos mais velhos", disse ela.
 
O estudo foi publicado na revista Brain, Behavior, and Immunity
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário