Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Exames: CEA – antígeno carcinoembrionário (código da AMB 4.07.12.13-3)

O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de antígeno carcinoembrionário (CEA), marcador tumoral mais utilizado para câncer colo-retal.
 
Para que serve: útil no auxílio do estadiamento, monitorização e avaliação da resposta ao tratamento em cânceres gastrointestinais, particularmente o câncer colo-retal. Seus níveis se encontram aumentados em 65% dos pacientes portadores de câncer colo-retal, no momento do diagnóstico. Pode elevar-se antes de serem vistas metástases em métodos de imagem. Não deve, entretanto, ser utilizado como método de triagem. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem gerar elevações transitórias dos níveis de CEA.


Valor de referência:
  • Homens adultos: - Não fumante: até 3,4 ng/mL
- Fumantes: até 6,2ng/mL
  • Mulheres adultas: - Não fumante: até 2,5ng/mL
- Fumantes: até 4,9ng/mL
 
Valores aumentados: este marcador pode se elevar em outras situações clínicas, a saber: indivíduos fumantes, inflamações, infecções, úlcera péptica, cirrose hepática, doença benigna da mama, câncer de mama, pulmão, útero, estômago, dentre outros. Estima-se que estes "falso-positivos" fiquem excluídos caso sejam exigidos valores superiores a 10 ng/mL (porém também podem ser obtidos "falso-negativos" em câncer localizado)
 
Instruções para realização do exame: informar medicamentos em uso e realização prévia do exame.
 
Fonte:
- Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996.
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.
 
Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário