Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Consumo de café com cafeína aumenta risco de perda de visão ou cegueira

Pesquisa mostra que pessoas que ingerem muita cafeína têm maior risco de desenvolver Síndrome de esfoliação e glaucoma
 
Consumo de café com cafeína pode aumentar o risco de desenvolver perda de visão ou cegueira. É o que sugere estudo de pesquisadores do Hospital Brigham and Women, nos EUA.
 
Os resultados, publicados na revista Investigative Ophthalmology & Visual Science, mostram que pessoas que ingerem muita cafeína têm maior risco de desenvolver Síndrome de esfoliação e glaucoma.
 
A equipe, liderada por Jae Hee Kang avaliou dois grupos de participantes, um com 78.977 mulheres e outro com 41.202 homens. Ambos com média de 40 anos de idade sem glaucoma e que realizaram exames oculares de 1980 e 1986 até 2008.
 
Os pesquisadores usaram questionários para obter e validar o consumo de bebidas contendo cafeína e revisaram registros médicos para determinar casos incidentes de esfoliação e glaucoma, que danificaram o nervo óptico, ou síndrome de esfoliação e glaucoma mais leves que não causaram danos.
 
A análise comparou os dois grupos com os abstêmios. Os resultados mostraram que os participantes que bebiam três ou mais xícaras de café com cafeína por dia tinham um risco maior de desenvolver Síndrome de esfoliação e glaucoma ou suspeita de glaucoma.
 
Os pesquisadores não encontraram associações com consumo de outros produtos com cafeína, como refrigerantes, chá e chocolate. Os resultados também mostraram que as mulheres com histórico familiar de glaucoma estavam em um risco ainda maior.
 
Segundo Kang, o estudo representa um esforço necessário para entender melhor as causas da Síndrome de esfoliação e glaucoma, que são em grande parte desconhecidas.
 
"Como este é o primeiro estudo a avaliar a associação entre o café com cafeína e as doenças oculares em uma população dos EUA, a confirmação destes resultados em outras populações seria necessário para dar mais credibilidade à possibilidade de que café com cafeína pode ser um fator de risco controlável para o glaucoma", conclui Kang.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário