Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Paraná lança programa para avaliar segurança de laudos de mamografias

Objetivo é identificar qual o grau de segurança e qualidade que existem nos laudos emitidos, visando o diagnóstico precoce
 
A Secretaria estadual da Saúde do Paraná lançou,  o , para identificar qual o grau de segurança e qualidade existem nos laudos emitidos, visando o diagnóstico precoce do câncer de mama.
 
O Estado tem hoje 159 mamógrafos em funcionamento, sendo que 88 realizam exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria 1.101, de 12/06/2002, do Ministério da Saúde, estabelece o parâmetro de um mamógrafo para cada 240 mil habitantes.
 
Em 2011 foram realizadas no estado cerca de 230 mil mamografias, sendo que a maioria delas em mulheres com menos de 50 anos. O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres, principalmente acima dos 50 anos. " Queremos que a prevenção do câncer de mama seja feita através da rede, tendo elo entre o SUS e os usuários as unidades de saúde (atenção primária)" , enfatizou o secretário da Saúde, René José Moreira dos Santos. É na unidade que as mulheres terão informações, principalmente sobre o autocuidado (exames preventivos e qualidade de vida), e acesso à consulta especializada e ao exame de mamografia se for indicado.
 
Santos enfatizou que para o ano de 2013 o governo estuda a implantação das unidades de mama e de Centrais de Laudos nas quatro cidades-sedes das macrorregionais (Cascavel, Londrina, Maringá e Curitiba) para dar mais agilidade e padronizar a qualidade do diagnóstico e assistência aos pacientes.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário