
Cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, desenvolveram um novo método matemático capaz de prever as chances de um casal engravidar.
O modelo também pode aconselhar sobre quanto tempo eles devem esperar antes de procurar ajuda médica.
A análise utiliza o número de ciclos menstruais durante o qual o casal tem tentado engravidar para determinar a probabilidade de concepção no mês seguinte.
O método faz uso de um uma fórmula matemática que permite que probabilidades sejam calculadas através da combinação de informação prévia com novas evidências.
"Muitos casais não estão cientes de que o acaso desempenha um grande papel na concepção. As pessoas esperam engravidar quando querem, então descobrir que isso pode não acontecer é um choque. Não podemos determinar exatamente quando, ou se, uma mulher vai engravidar, mas esta análise pode prever suas chances, e fornecer uma estimativa de porcentagem de gravidez no próximo ciclo menstrual" , afirma o pesquisador Geraldine Hartshorne.
Uma regra comum é que os casais devem tentar ter relações sexuais regularmente por um ano antes de procurar ajuda. Mas a nova pesquisa mostra que a idade também tem uma influência sobre esta decisão.
Quando uma mulher têm 25 anos, leva-se 13 períodos menstruais antes que sua probabilidade de engravidar em cada novo ciclo diminua para menos de 10%, de acordo com o modelo. O número de meses necessários para atingir uma chance concepção abaixo desse índice é de 10 anos quando a mulher tem 30 anos de idade, e apenas seis anos quando ela chega aos 35 anos.
"Comparativamente poucos casais jovens têm baixa fertilidade, e para estes casais a razão mais provável para que não concebam nos primeiros ciclos é simplesmente falta de sorte. Há uma boa chance de concepção se continuarem tentando", observa o pesquisador Peter Sozou.
No entanto, a equipe sugere que os casais mais velhos são mais propensos a ter baixa fertilidade, por isso é mais provável para eles que a falha na concepção depois de alguns meses seja devido à baixa fertilidade.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário