Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Conheça as frutas da estação e saiba como aproveitar seus nutrientes

Além do potencial nutritivo, frutas da época estão com preços mais baixos durante a safra

É preciso se alimentar bem o ano inteiro, mas em algumas épocas do ano, o organismo precisa de nutrientes diferenciados: os alimentos mais refrescantes apetecem no verão e os pratos com mais carboidratos são aliados no inverno. A nutricionista e professora do Senac Lilian de Campos Labres explica quais são as fontes de vitaminas que mais precisamos consumir na primavera.
 
A primeira dica é saber quais são os alimentos da safra na estação.
 
— As frutas e legumes da época tendem a ser mais nutritivos. O preço está reduzido e o cardápio torna-se mais variado, com alimentos mais saborosos e frescos — ensina Lilian.
 
Na primavera, as frutas devem ser o carro-chefe da alimentação. Entre as mais encontradas durante esse período estão: abacaxi pérola, acerola, banana nanica e prata, caju, jabuticaba, laranja lima, lima da Pérsia, maçã, mamão formosa, manga, morango, melão, nectarina e pêra. Para inclui-las no cardápio, basta usar a criatividade. Lilian recomenda o consumo na forma natural, em sucos, vitaminas, ou misturadas com grãos.
 
Saiba mais sobre as frutas da época:
 
Melão
Fonte de vitaminas A, C, E e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. É ótimo para ser consumido nos dias de calor, pois refresca e hidrata devido ao alto teor de água em sua composição. Quem sofre de prisão de ventre também pode se beneficiar do seu consumo, pois o melão tem alto teor de fibra e água.
 
Valor calórico: 100g da fruta tem em média 28kcal.
 
Abacaxi
Fonte de vitaminas B1, A e C, potássio, cálcio e magnésio. Além disso, contém bromelina, enzima que auxilia na digestão de proteínas, gorduras e celulose, substância essencial para o bom funcionamento do intestino.
 
Valor calórico: 100g de abacaxi tem em média 52kcal.
 
Banana
Energética, fácil de consumir e rapidamente digerida — em menos de duas horas —, a banana é recomendada para todas as idades. Pode auxiliar na manutenção das defesas imunológicas graças aos seus aportes de vitaminas C e B, em minerais e em oligo-elementos variados (zinco, cobre, manganês, selênio). Para os esportistas, são indicadas pela sua riqueza em glicídios (açúcares), vitaminas do grupo B, potássio e magnésio, elementos importantes para um bom desempenho muscular.
 
Valor calórico: 100g tem em média 92 kcal.
 
Manga
Muitas pessoas quando querem eliminar peso, excluem a fruta do cardápio por acreditarem que ela tem muitas calorias, mas isso não é verdade. Consumida com moderação, como qualquer outro alimento, ela pode e deve fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada. É uma fruta rica em uma variedade de fitoquímicos e nutrientes, a polpa da manga é rica em prébióticos, fibras alimentares, vitamina C e carotenóides. Além disso, a fruta tem muitas propriedades benéficas para saúde, tais como: auxilio na purificação do sangue, diurético, combate a bronquite, efeito expectorante e combate a acidez estomacal.
 
Valor calórico: 100g tem em média 62kcal.
 
Morango
É um alimento com poucas calorias. Rico em vitamina C, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio e em menor quantidade de vitaminas A e B. É importante no tratamento de gota e reumatismo; aumenta a resistência à infecções; tem ação anticancerígena e equilibra o fígado devido aos seus açúcares naturais.
 
Valor calórico: 100g tem em média 30 kcal.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário