Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Descoberto interruptor genético que torna melanoma mais agressivo

Resultados mostraram que tumores sem o gene LKB1 faz com que células não agressivas do câncer de pele se tornem metastáticas
 
Uma equipe de pesquisadores da University of North Carolina, nos Estados Unidos, identificou um interruptor genético chave que determina se o melanoma, um câncer de pele letal, vai se espalhar para o restante do corpo.
 
Os resultados mostraram que inativar um gene chamado LKB1 (ou STK11) faz com que células não agressivas de melanoma tornem-se altamente metastáticas.
 
O melanoma se espalha rapidamente para locais do corpo que estão longe da origem do câncer. Ele representa a forma mais mortal de câncer de pele e mata mais de 8.600 americanos a cada ano.
 
Para o trabalho, publicado na revista Cancer Cell, os pesquisadores utilizaram uma variedade de modelos usando tumores humanos e de camundongos.
 
"Embora não saibamos totalmente como a perda de LKB1 promove a metástase em vários tipos de câncer, um efeito importante é que a perda de LKB1 começa como uma reação em cadeia, ativando uma família de proteínas chamadas quinases Src, que são conhecidas por conduzir a metástase", explica o pesquisador Norman Sharpless.
 
De acordo com Sharpless, os dados iniciais sugerem que cânceres deficientes em LKB1 são mais propensos a metástases e, portanto, mais susceptíveis de serem incuráveis.
 
A perda de LKB1 ocorre em cerca de 30% dos casos de câncer de pulmão e 10% dos melanomas. Estudos em andamento vão determinar se esses tumores deficientes em LKB1 têm um pior prognóstico
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário