Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Localização da gordura prevê risco de diabetes

Pessoas com gordura da barriga têm um risco aumentado para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 em comparação com aqueles cuja gordura está espalhada por todo o corpo, dizem pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
 
Os pesquisadores analisaram imagens do tecido adiposo, obtidas através de ressonância magnética e Dual energy X-ray absorptiometry, de 732 adultos obesos (com índice de massa corporal acima de 30) e com idades que variavam entre 30 e 65 anos. Os voluntários não apresentavam diabetes ou doenças cardiovasculares e foram acompanhados por sete anos após a coleta desses dados. Os exames determinaram os locais onde a gordura era armazenada no corpo.
 
Os resultados mostraram que após o período de acompanhamento, 11% das pessoas haviam desenvolvido diabetes. Os pesquisadores explicam que entre o risco para o diabetes não prediz apenas da quantidade de gordura que a pessoa tem no corpo, mas também da localização dessa gordura.
 
Segundo os cientistas, compreender as diferenças biológicas entre as gorduras visceral, abdominal e subcutânea pode ajudar os médicos a desenvolver melhores técnicas para tratar a obesidade.
 
O estudo foi publicado no Journal of the American Medical Associaciation.
 
Fonte: UPI, 30 de setembro de 2012
 
Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário