Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Aberta a temporada de residências médicas no RJ

Secretaria de Estado de Saúde oferece 50 vagas para 2013 nas unidades de saúde da rede, além de novidade em radiologia. Confira!
 
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro oferece, anualmente, vagas a jovens profissionais em diversas especialidades e hospitais da rede pública estadual de saúde. Em 2012 foram preenchidas 83 vagas, distribuídas entre sete unidades da rede. Em 2013 serão 50 vagas, distribuídas por 15 especialidades em sete unidades.
 
As inscrições para as residências estão abertas até dia 11 de outubro para ingresso em 2013. O concurso é realizado em parceria com o Ministério da Saúde (NERJ), Fiocruz, Fundação Municipal de Saúde de Niterói e Instituto D’Or. As inscrições podem ser feitas pelo site www.rmnerj.com.br.
 
Para 2013, as vagas estão distribuídas da seguinte forma nas unidades estaduais:

- Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) – 2 vagas para Anestesiologia, 3 vagas para Cirurgia Geral, 1 vaga para Coloproctologia; – Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN) – 4 vagas para Pediatria, 2 vagas para Anestesiologia, 2 vagas para Ortopedia e Traumatologia, 2 vagas para Medicina Intensiva;

- Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) – 8 vagas para Cardiologia, 1 vaga para Cirurgia Cardiovascular, 1 vaga para Cirurgia Vascular;

- Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) – 10 vagas para Endocrinologia e Metabologia;

- Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio): 10 vagas para Hematologia e Hemoterapia;

- Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ) – 2 vagas para Psiquiatria;

- Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL) – 2 vagas para Ortopedia e Traumatologia.
 
Rio Imagem – A unidade de diagnósticos por imagem foi credenciada na Comissão Nacional de Residência Médica em Radiologia e começou, este ano, a oferecer residência em radiologia. Por não se tratar de um hospital, aresidência acontece em parceria com cinco hospitais da rede federal: Hospital Geral de Bonsucesso, Hospital de Ipanema, Hospital dos Servidores, Hospital da Lagoa e Hospital Gafrée Guinle. Isso porque, de acordo com as normas da Comissão, pelo menos 80% da residência precisam ser realizadas em hospitais.
 
Hoje, 16 profissionais trabalham na unidade complementando sua formação em mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Eles acompanham a realização de exames e a elaboração de laudos. O grupo começou a atuar em agosto e fica na unidade durante seis meses, encerrando o período de três anos deresidência.
 
“Os profissionais têm demonstrado grande interesse em fazer residência no Rio Imagem pois a unidade é referência na área de imagem na rede pública de saúde. Com a compra de novos equipamentos, a ideia é aproveitar esses residentes futuramente na própria unidade”, avalia Paulo Bahia, coordenador de Ensino e Pesquisa do Rio Imagem e chefe do setor de Radiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Residentes Classe A
Em 2012, cinco unidades do Governo do Estado apareceram nas primeiras posições do ranking de escolha dos médicos residentes no concurso passado: Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), que conquistou o primeiro lugar na categoria Endocrinologia, Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), na especialidade Cardiologia; Hemorio (Hematologia); Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (Medicina Intensiva); e Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (Psiquiatria).
 
O ranking aponta os hospitais e institutos mais procurados pelos futuros médicos de diversas especialidades para realizar sua residência. O certificado é concedido pela Coordenação de Residência Médica do Ministério da Saúde.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário