Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Vício da nicotina deve ser tratado como doença

O tabagismo deve ser tratado como uma forma de dependência de drogas, com serviços e intervenções de apoio ao abandono do tabagismo com a terapia de reposição de nicotina disponível a todos os fumantes no Sistema Nacional de Saúde, de acordo com um artigo publicado pelo Grupo Especializado em Tabaco da Sociedade Real de Médicos em Londres.

O artigo pede uma atitude mais incisiva contra o tabagismo. Médicos, outros profissionais de saúde e a sociedade "precisam ver o vício da nicotina como um problema médico e social importante" assim como o vício de certas drogas pesadas, como cocaína e heroína.

A maioria dos fumantes não fuma por escolha, declara o artigo, mas porque são viciados em nicotina. "Nós precisamos que os profissionais de saúde e o público em geral aceitem o tabagismo como uma doença que precisa ser tratada assim como qualquer outra," comentou o Professor John Britton, autor principal do artigo e professor de medicina respiratória da Universidade de Nottingham. "Até agora o fumo tem sido visto como atividade opcional."

O tratamento de reposição de nicotina é tão viável em termos de custo como a maioria das intervenções médicas, declara o artigo.

O artigo também cita a necessidade de pesquisas adicionais sobre uso e segurança da terapia de reposição de nicotina em mulheres grávidas, uma vez que um terço delas continua a fumar durante a gravidez.

O tratamento de reposição de nicotina e outras intervenções, como o antidepressivo bupropiona,  dobra a taxa de abandono ao fumo.

A combinação destes métodos como suporte comportamental de terapia de grupo pode elevar a taxa de abandono do vício a mais de 35% por ano.

Mesmo que estes efeitos pareçam pequenos, a instituição destes tratamentos pelo Serviço Nacional de Saúde poderia "possibilitar retorno substancial em termo do número de pessoas que deixará de fumar," diz o artigo, porque o tabagismo é muito comum.

 O professor Britton pede a inclusão do tratamento de reposição de nicotina e outras abordagens no programa de Saúde Pública da Inglaterra, dizendo que esta via é eficiente em termos de custo e que a importância deste problema justifica esta abordagem.

Ele diz que o auxílio para o abandono do vício da nicotina deveria ser encarado como outros vícios, incluindo cocaína e álcool, e deve ser tratado com a mesma seriedade.

O fumo é o maior problema de saúde pública na Inglaterra e o seu custo ao Serviço Nacional de Saúde é estimado em 1,5 bilhões de libras esterlinas a cada ano.

Fonte Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário