O Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Maria (HSM) realizou, até Junho, 11 transplantes pulmonares, revelou esta quinta-feira, em Coimbra, o director da unidade, José Fragata.
serviço, "o único a fazer no país este programa de sucesso", arrancou em 2001, com uma reformulação em 2008, tendo realizado um total de 70 transplantes, disse o cirurgião, ao intervir no XI Congresso Luso-Brasileiro de Transplantação, que decorre até sábado em Coimbra.
À margem da sessão dedicada à apresentação dos registos nacionais dos transplantes, da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), José Fragata disse à agência Lusa que, "nos últimos dois, três meses, parece ter havido uma redução do número de colheitas", uma situação que o leva a recear que possa afectar, futuramente, o número de transplantes.
Com uma sobrevida de 67% aos 50 meses, é um programa "com sucesso", que apresenta "valores encorajadores", disse José Fragata na sessão.
O número de transplantes renais realizados em Portugal entre 1980 e 2011 ascendeu aos 9.620, segundo os dados da SPT, divulgados hoje em Coimbra.
Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e o Hospital de Santo António foram as unidades que mais transplantes realizaram neste período, 2.304 e 2.037, respectivamente, segundo os dados do Registo Português de Transplantação Renal.
Fonte Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário