Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de março de 2013

Saiba quais alimentos podem auxiliar a cicatrização da pele

Saiba quais alimentos podem auxiliar a cicatrização da pele Stock.xchng/Divulgação
A vitamina C das frutas cítricas tem a finalidade de estimular
 a produção de colágeno
Durante o processo de cicatrização, existem três fases que o organismo exige de nutrientes específicos para se reconstruir
 
Sempre que ocorre um corte na pele, uma escoriação ou uma queimadura, o organismo trabalha para recuperar o tecido lesionado. E se essa agressão não apresenta boa recuperação, as chances de desenvolver cicatriz aumentam.
 
Geralmente, quem se incomoda com a cicatriz investe em diversos tratamentos estéticos e cremes, a fim de melhorá-las. Mas manter uma alimentação balanceada, aliada à medicação correta, também pode acelerar o processo de cicatrização e reconstruir outra pele rapidamente.
 
Segundo a médica ortomolecular Anna Bordini, alguns alimentos são excelentes opções para contribuir no processo de renovação da pele.
 
— Alimentos ricos em vitaminas, proteínas, aminoácidos, ferro e zinco, consumidos adequadamente, trabalham em conjunto para a multiplicação das células que são responsáveis por reconstruir o tecido lesionado. Dessa maneira, o processo de cicatrização é mais rápido e saudável — explica.
 
Durante o processo de cicatrização, existem três fases que o organismo exige de nutrientes específicos para se reconstruir. A fase inflamatória, por exemplo, que é caracterizada pela coagulação, fagocitose e migração celular, necessita de vitamina K, proteínas e aminoácidos. Já no estágio de proliferação, que consiste no desenvolvimento das células epiteliais e fibroblastos, é importante consumir alimentos com vitamina C, ferro, zinco e proteínas. A presença de carboidratos, vitaminas e proteínas é fundamental na última fase de remodelação que é caracterizada pelo processo de maturação e estabilização da síntese e degradação do colágeno.
 
— A proteína tem a capacidade de contribuir para a síntese do colágeno e remodelagem da ferida. Já os carboidratos fornecem energia para as atividades dos leucócitos e dos fibroblastos. Enquanto as vitaminas e os minerais aceleram o processo de cicatrização e aumentam a proliferação de células, além de permitir mais resistência do colágeno — destaca a médica.
 
Apesar de a alimentação balanceada ser uma forte aliada ao processo de cicatrização, é preciso ficar atento para os alimentos que devem ser evitados.
 
— Para que não ocorram problemas na cicatrização alimentos como café, refrigerante e bebidas alcoólicas devem ser excluídos do cardápio. Esses alimentos dificultam a chegada dos nutrientes até o ferimento, o que pode contribuir para um processo de cicatrização em longo prazo — destaca.
 
Fontes de cura

Veja quais alimentos podem ajudar na cicatrização da pele:
 
Ricos em Ômega- 3
Linhaça, sardinha e semente de chia são ricos em ômega-3 e devem ser consumidos para curar a cicatriz. O ômega-3 é uma gordura que o organismo não consegue fabricar e, por isso, deve ser ingerido diariamente.
 
Vitaminas e frutas cítricas
A vitamina C das frutas cítricas tem a finalidade de estimular a produção de colágeno, proteína que forma e dá firmeza à pele. Por esse motivo, devem ser ingeridas durante as refeições ou como lanche da tarde. Abuse de frutas como morango, abacaxi, goiaba, melão e kiwi.
 
Em relação às vitaminas A e K, indica-se:
A: fígado, gema de ovo, folhas verdes como brócolis e espinafre, cenoura

K: fígado, óleos vegetais, vegetais de folha verde escuro como couve e espinafre
 
Frutas vermelhas
São compostas de flavonoides, que tem a capacidade de proteger as paredes dos vasos sanguíneos e combater o processo inflamatório.
 
Brócolis, repolho, couve-flor
Ricos em antioxidantes são compostos de enxofrados bioativos que auxiliam na desintoxicação do fígado. Eles são indicados para as pessoas que receberam anestesia ou estão ingerindo medicamento para tratar inflamações e infecções.
 
Fontes de zincoAposte em carne vermelha, peixes, aves, fígado, leite e derivados, cereais integrais.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário