Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de abril de 2013

Escolas municipais de Porto Alegre vão reduzir sal, açúcar e óleo das merendas

Escolas municipais de Porto Alegre vão reduzir sal, açúcar e óleo das merendas Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Suco de tangerina, iogurte e frutas são prioridade na
merenda das crianças
Meta é reduzir os problemas acarretados pelo excesso de peso
 
A partir de julho, as refeições servidas nas escolas públicas de Porto Alegre terão menos sal, menos açúcar e menos gordura. A medida faz parte de uma série de ações que a Secretaria Municipal de Saúde (Smed) pretende implementar ainda este ano para melhorar a qualidade da merenda escolar.
 
Segundo a coordenadora da Nutrição da Smed, Annelise Barreto Krause, um levantamento indicou que, nas escolas municipais de Educação Infantil, as crianças consomem, em média, 14,4 gramas de açúcar e 14,5 g de óleo por dia. Mais preocupante é o consumo médio de sal: 5,3 g/dia, quantidade recomendada para um adulto.
 
Na semana passada, técnicas em nutrição das escolas municipais da Capital conheceram o planejamento para reduzir essas taxas.
 
— Instruímos as técnicas para que utilizem a menor quantidade possível desses ingredientes na elaboração das refeições — explica Annelise.
 
Outras medidas serão adotadas, como a adequação e a organização dos horários das refeições nas escolas e o aumento de produtos integrais entre os alimentos servidos na merenda.
 
Nos últimos três anos, a Smed vem dando prioridade a alimentos provenientes de agricultura familiar da região de Porto Alegre e a produtos orgânicos, como o suco de tangerina.
 
No turno da manhã, foi instituído um novo horário de alimentação, entre o café da manhã, servido antes das aulas, e o almoço, ofertado depois. Além disso, desde o início do ano letivo, os alunos de Ensino Fundamental recebem uma fruta durante o recreio.
 
— A aceitação tem sido ótima, até os estudantes do turno da tarde já pedem frutas no recreio, o que para nós é um sonho — comemora Annelise.
 
Nas escolas municipais infantis são servidas quatro refeições diárias (cinco para crianças de berçário), além de três pela manhã e duas no turno da tarde nos estabelecimentos de Ensino Fundamental.
 
A meta é reduzir os problemas acarretados pelo excesso de peso. Um levantamento nacional apontou mais de 13% de obesos entre os alunos do Ensino Infantil e do Fundamental da rede municipal de Porto Alegre. A média no país foi de 6%.
 
Mudança no cardápio
 
Alimentos que já foram ou serão incluídos na merenda das escolas da rede municipal de Porto Alegre:
 
— Suco de tangerina
 
— Iogurte
 
— Floco de milho especial (mistura flocos naturais e outros com açúcar mascavo, substituindo o tradicional, açucarado)
 
— Frutas no recreio
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário