Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de abril de 2013

B12: a vitamina da criação e da mente

Ovos, leite, carnes e peixes são algumas fontes naturais
 de vitamina B12
A vitamina B12 é um dos nutrientes mais essenciais ao organismo humano, sendo responsável pela formação de glóbulos vermelhos e de DNA e RNA , as substâncias que serão responsáveis pela sintetização de novas células. Também metaboliza o ácido fólico, além de ajudar na formação de mielina, substância que reveste tecidos e fibras nervosas. Sua estrutura química é super complexa, incluindo até cobalto em sua composição.
 
Algumas doenças que a vitamina B12 ajuda a combater, prevenir ou, pelo menos, amenizar os sintomas são: insônia, Mal de Alzheimer, infertilidade masculina, depressão, fadiga mental, asma e até HIV. Isso porque é uma excelente base na produção de serotonina, melatonina, além de inibir a replicação do vírus HIV, entre outras propriedades.
 
O ideal é que adultos consumam aproximadamente 2,4 a 2,8 microgramas desta vitamina diariamente. Um consumo menor do que o indicado oferece riscos de desenvolver anemia, lesões nervosas e deficiência de ácido fólico.
 
A vitamina B12 pode ser encontrada em grande quantidade nos alimentos de origem animal, como ostras, mariscos, carnes, peixes, fígado e laticínios. Por isso, a reposição de B12 é um dos aspectos mais polêmicos da dieta vegan, ou vegana (vegetarianos que não consomem absolutamente nada de origem animal, nem leite ou ovos).
 
Outros grupos que também estão mais propensos a sofrer com a deficiência da B12 são os que sofrem de anemia perniciosa, e aqueles que já se submeteram a retirada de partes do estômago e do intestino delgado. Nestes casos, pode ser necessário recorrer a suplementos ou injeções da vitamina.
 
As doses variam de 50 a 100 microgramas três vezes por semana. Ela são tão altas justamente para incentivar o corpo a absorver a vitamina, mesmo que não exista fator intrínseco para tal.
 
O fator intrínseco é uma substância presente no estômago e no trato intestinal, que tem o poder de possibilitar a absorção da vitamina B12.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário