Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de abril de 2013

Conheça os exercícios físicos mais indicados para gestantes

A musculação é recomendada para gestantes desde que
realizada com acompanhamento de bons profissionais
Treinamentos leves e de baixo impacto são recomendados até o oitavo mês da gravidez
 
Os benefícios das atividades físicas regulares na gestação já são bem conhecidos. Para as mulheres que nunca se exercitaram é importante saber que devem começar treinamentos leves e de baixo impacto.

Caso já esteja acostumada a prática de algum esporte ou exercício físico pode manter sua rotina até o oitavo mês de gravidez. Mesmo assim há que se considerar primeiramente a avaliação médica e também acompanhamento de um bom profissional da área de Educação Física.

Neste período é importante controlar o peso e manter os músculos fortalecidos, não somente da região lombar para evitar as dores nessa área, mas também para melhorar a aptidão cardiovascular e promover um bom condicionamento relacionado ao retorno venoso e linfático para diminuir os inchaços.

Os exercícios mais indicados para as gestantes são:

1. Caminhada: de preferência ao ar livre, pode ser praticada até cinco vezes por semana. É importante ter acompanhamento de um educador físico para aferir a frequência cardíaca, pois esta não deve ultrapassar os 140 bpm (batimentos por minutos).

2. Hidroginástica: um dos exercícios mais recomendados pelos médicos e indicados pelos educadores físicos pois a prática de exercícios no meio aquático permite equilibrar o peso da barriga promovendo mais segurança à futura mamãe. São vários os benefícios, entre eles a melhora da circulação e diminuição dos inchaços.

3. Musculação: também conhecida como Treinamento Resistido é recomendada para gestantes desde que realizada com acompanhamento de bons profissionais. O fortalecimento muscular permite melhorar a postura, diminuindo as dores nas costas devido ao peso da barriga. Recomenda-se que seja praticado em conjunto com as atividades aeróbicas como as descritas acima.

Outras opções podem ser consideradas no seu plano de aula, tais como o pilates, yoga e outros exercícios orientais. O importante é que haja sempre um acompanhamento de profissionais especializados para que sejam prescritos de forma correta e realizados com segurança e eficiência.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário