Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de abril de 2013

O poder das verduras inibe o envelhecimento precoce e protege o coração

Cruas ou cozidas, as folhas são ótimas opções para acompanhar um prato quente ou serem deliciadas em um dia de calor. Em tons de verde, mas com sabores inconfundíveis, cada uma chama a atenção pela textura, forma e gosto diferenciado. O prazer de comer verduras está ainda nas suas combinações diferentes e nos diversos temperos, que realçam o sabor.

Mas, o que a cor verde traz para o organismo? Importante para o funcionamento adequado do organismo, os vegetais possuem clorofila, substância que têm inúmeros minerais e vitaminas, além disso, propriedades que inibem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Eles também ajudam a proteger o coração e têm efeito anti-cancerígeno.
 
Segundo a nutricionista Priscila Arruda, a alface, que está na maioria dos dias na mesa dos brasileiros, tem efeito calmante e é indicado para casos de insônia. “Possui também fibras que aumentam a sensação de saciedade e contribuem para o bom funcionamento intestinal”, comenta a profissional.
 
A couve que é sempre bem-vinda acompanhada a uma feijoada é rica em vitamina C, sendo um dos melhores antioxidantes, e também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e combate a gripes e resfriados. O divertido é inovar o cardápio! Experimente uma verdura por vez, sinta o gosto, a textura, o aroma e conheça opções de como prepará-las, seja batida em uma sopa ou em uma salada.
 
Para não desperdiçar todos os nutrientes é essencial pensar na preparação dos vegetais. Algumas vitaminas são hidrossolúveis, ou seja, se dissolvem na água, exemplo das vitaminas do complexo B e C. Portanto, Priscila indica cozinhá-los com pouca água ou apenas no vapor, com a tampa da panela fechada para trazer menos prejuízos ao alimento. “Outra possibilidade é a reutilização da água proveniente do cozimento que está cheia de vitaminas e minerais”, aconselha.
 
Os vegetais devem ser guardados em sacolas plásticas na parte mais baixa da geladeira, assim conserva-se a umidade por mais tempo. Outras dicas é não descascar, picar e mesmo temperar os alimentos se não for comê-los imediatamente.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário