Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de abril de 2013

Grande parte da perda auditiva acontece no trabalho e no lar

Muitas pessoas podem pensar que a perda de audição ocorre durante acidentes ou quando a pessoa é exposta a ambientes extremamente barulhentos. Porém, de acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, entre 30% e 35% dos casos de perda de audição ocorrem em ambientes frequentados no cotidiano, como o local de trabalho ou o próprio lar.
 
“O problema é que a lesão auditiva causada por altos níveis de pressão sonora não acontece de um dia para o outro: ela é cumulativa”, explica a fonoaudióloga Isabela Gomes. Atualmente a perda da audição tem acontecido cada vez mais cedo na vida das pessoas, sendo causada por ruídos altos como os do trânsito, tocadores de mp3, boates, secadores de cabelo e televisões e sons com volume elevado.
 
Isabela ensina um método simples de verificar se o som do ambiente está alto demais e pode causar danos: “se por causa do som ambiente, seja no trabalho, em casa ou no lazer, você é obrigado a aumentar o tom de voz para falar e ser ouvido por alguém do seu lado, tenha certeza de que o barulho está alto demais”.
 
Se a pessoa suspeita que tenha um problema de audição ela deve procurar um especialista imediatamente. Isso é importante para que o médico verifique se realmente há um problema e oriente o paciente quanto à melhor forma que evitar a perda da audição.
 
Dados do IBGE mostram que cerca de 2 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva e 9,7 milhões têm problemas para ouvir corretamente.
 
Fonte Ex-Libris Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário