Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de abril de 2013

Antibióticos em animais de criação

salmão chileno contaminado com remédios 300x225 Antibióticos em animais de criaçãoPara estimular o crescimento da massa muscular no animal (peixe, vaca, frango ou porco) os produtores usam antibióticos, enzimas, proteínas e vitaminas.
 
Segundo os cientistas, essa prática, principalmente com antibióticos, pode provocar alergias e levar à resistência bacteriana em seres humanos. Mas quem trabalha com produção de alimentos de origem animal diz que não tem jeito: o setor é dependente de antibióticos. São aplicados por via intramuscular, subcutânea, oral (alimentação e água), tópica (pele e couro) e por infusões nas mamas ou no útero. Portanto, sempre há riscos de encontrar resíduos na carne, no leite e nos ovos.
 
Segundo matéria publicada nos jornais, causou polêmica a notícia de que o salmão de criadouros chilenos tinha uma concentração de antibióticos cerca de 350 vezes maior do que a encontrada no peixe de fornecedores noruegueses. No Brasil, existem medidas de controle de antimicrobianos em alimentos. Uma delas é o Programa de Análises de Drogas Veterinárias. Outra é o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal.
 
Alguns cientistas relacionam o alto consumo de antibióticos com cânceres, como os de mama e próstata. Mas, de acordo com a pesquisadora do Instituto de Química da Unicamp, Suzanne Rath, a ingestão de remédios proveniente de alimentos é muito baixa. Segundo ela, inexiste prova de associação de câncer com resíduos da droga ou o desenvolvimento precoce das características sexuais. A única maneira, diz a pesquisadora, de evitar a ingestão de antimicrobianos é optar por produtos orgânicos de origem controlada.
 
Em um ponto todos os pesquisadores concordam: se existe a presença de resíduos de antimicrobianos nos alimentos é porque a prática veterinária não está de acordo com as normas. Talvez os produtores estejam aplicando a droga em espécies diferentes daquelas a que se destina, aumentando a dose, usando por tempo maior que o recomendado e por via diferente da indicada. Podem também estar desrespeitando o intervalo de tempo entre a última aplicação e a eliminação da droga e de seus produtos até níveis aceitáveis como seguros para o consumidor.
 
No gado leiteiro o uso de antibióticos são necessários para tratar inflamação de glândula mamária.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário