Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dores durante o sexo podem ser sinal de problemas de saúde

Desconforto pode ser causado por fatores psicológicos ou fisiológicos
 
Quando você sente alguma dor durante o sexo pode ser um sinal de que algo está errado com a sua saúde. Para algumas mulheres, a penetração provoca um desconforto e muita dor, mas a maioria delas fica constrangida e acaba escondendo o problema do parceiro. Um estudo feito pelo ProSex, projeto ligado ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que 21% das mulheres sexualmente ativas sentem dor durante a relação sexual.
 
A dor durante o ato sexual pode ser provocada por diversos fatores psicológicos ou fisiológicos. Entre eles, pode-se destacar as infecções genitais, endometriose, doenças sexualmente transmissíveis e o uso prolongado de alguns anticoncepcionais que interferem na lubrificação vaginal e baixam a libido.
 
— Há casos de processos infecciosos, com ou sem secreção, que causam a dispareunia, que é um transtorno sexual caracterizado por dor sentida na região genital durante o ato sexual — explica a ginecologista e obstetra Erica Mantelli.
 
Segundo a especialista, a dor durante o sexo também pode estar associada à falta de lubrificação.
 
— Se a mulher não se sente à vontade ou não houve uma estimulação suficiente nas preliminares, ela pode sentir um desconforto na hora da penetração. Nesses casos, ela pode recorrer aos lubrificantes à base de água — comenta.
 
Antes, durante ou depois
Algumas mulheres podem sentir o desconforto um pouco antes da penetração, durante ou depois.
 
— Se ela fica com vergonha ou tensa durante a relação a dor pode ser inevitável. Para que o sexo seja bom, o casal deve estar relaxado — afirma a ginecologista.
 
Se a mulher não estiver preparada para o sexo, as chances de sentir dor são bem maiores. De acordo com a especialista, caso a dor aconteça antes ou no início da relação o motivo pode ser a lubrificação insuficiente. Se for durante, pode ser caso devido a inflamações e infecções vaginais, inflamação no colo do útero e endometriose. As dores após a relação podem estar associadas à endometriose, cistite ou infecção.
 
É imprescindível perder a vergonha e consultar um ginecologista para saber os motivos pelos quais está sentindo dores na hora do sexo.
 
— Algumas mulheres insistem em continuar fazendo sexo mesmo com dor, mas essa atitude só vai fazer mal para elas. Elas podem criar uma aversão ao sexo, dificultando as chances de ter um orgasmo e pode até ser um fator de risco para uma depressão por fingirem que está tudo bem — ressalta a ginecologista.
 
Culpa pode ser da menopausa
Quando a mulher atinge a menopausa a lubrificação da vagina é reduzida e ocorre a "secura vaginal", o que causa um desconforto na hora do sexo.
 
— Nessa fase ocorre uma queda do hormônio estrogênio, que é produzido pelos ovários e responsável pela lubrificação adequada da vagina. Mas o que muitas mulheres não sabem é que esse transtorno pode ser amenizado com tratamento — conta Mantelli.
 
Mulheres que sentem dores antes ou após o sexo ou estão com problemas de lubrificação na menopausa precisam consultar um ginecologista para entender o que está acontecendo com o corpo.
 
A saúde sexual é fundamental para o bem estar pessoal e do casal.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário