Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Descubra quais alimentos são armadilhas para a saúde

Descubra quais alimentos são armadilhas para a saúde Outback/Divulgação
Foto: Outback / Divulgação
Pães multigrãos e sopas prontas são alguns vilões da saúde
Alimentos diet e light, acompanhamentos indevidos e substituições incorretas, como o suco in natura pelo de caixinha, são alguns dos erros mais comuns
 
Suco de frutas de caixinha, barrinhas de cereais, saladas elaboradas, pães com multigrãos ou sopas prontas. A maioria desses alimentos, que fazem parte das refeições, normalmente também estão entre aqueles que compõem as dietas. Apesar disso, muitos deles estão no topo da lista de alimentos que prejudicam a saúde.

Segundo o nutrólogo da Clínica Healthme André Veinert, na alimentação existem algumas armadilhas que podem causar um efeito contrário do que o esperado. Um erro muito comum, por exemplo, é substituir o suco in natura pelo de caixinha.

— Existem alimentos que até tem um valor nutritivo, mas quando são consumidos com acompanhamentos, como uma salada de atum carregada de maionese, deixam de ser saudáveis e contribuem para o ganho de peso — explica.

Os alimentos light e diet, por exemplo, contêm menos açúcar e gordura, mas geralmente possuem mais sódio para manter o sabor. Os produtos que apresentam a informação "zero gordura", por sua vez, podem conter o mesmo valor calórico que o original.

— Procure ler sempre as informações nutricionais para não cometer enganos — sugere o nutrólogo.

Doce ilusão
Ketchup é igual a tomate? Refrigerante ou suco de caixinha? Essas trocas podem sabotar todo o seu esforço para perder peso. Por isso, Veinert esclarece porque alguns alimentos parecem saudáveis, mas na verdade não são:

Ketchup
Como o ketchup é feito a partir de tomates, ele não faz mal a saúde, certo? Errado. Ele pode até parecer saudável, mas não é tão inofensivo assim, como muitas pessoas pensam. Os ingredientes que são usados nas receitas contém alto nível de sal e açúcar para manter o sabor e aumentar o seu prazo de validade, o que não faz bem à saúde.

Saladas com atum ou frango
A salada sempre foi uma opção saudável, principalmente para quem está de dieta. Mas o problema aparece quando elas são muito elaboradas, como quando são misturadas com maionese ou preparadas com legumes em conserva.

Pães recheados de grãos
Algumas pessoas preferem optar pelos pães que contém multigrãos, por acreditarem que são mais saudáveis, por serem integrais. Entretanto, o nutrólogo explica que a maioria deles é preparado com grãos refinados, o que perde o seu valor nutricional.

— Antes de você optar por um pão de grãos, não deixe de ler as informações nutricionais com atenção. Se notou que ele foi feito com uma farinha que é refinada, isso quer dizer que ele não é 100% integral — alerta o nutrólogo.

Barras de Cereais
As barrinhas são famosas por enganar a fome. Porém, elas são calóricas, e muitas vezes sua composição tem xarope de milho, que é rico em frutose, açúcar e gordura saturada. Embora existam algumas que são saudáveis, a maioria engana. Por isso, Veinert aconselha que se preste atenção na lista de ingredientes que estão na embalagem, e escolha sempre aquelas com maior teor de fibras, frutas e grãos integrais, além de menos gordura.

Suco de frutas
Tomar um suco de frutas faz muito bem à saúde, mas consumir um suco de caixinha não traz os mesmos benefícios de um suco in natura. Segundo o nutrólogo, a maioria deles é rico em açúcar, tem muitos conservantes, corantes e nem todas as vitaminas da fruta estão presentes. Até mesmo aqueles ditos ‘naturais’, ‘com 100% de fruta’ estão na lista negra, aponta.

Sopas prontas
Famosas por sua praticidade, a sopa pronta é a opção de muitas pessoas. Entretanto, a longo prazo, elas podem desencadear problemas sérios, como doenças cardiovasculares e hipertensão.

Chocolate diet
A ideia é que, como o chocolate é diet, ele tem menos açúcar e calorias. Embora o açúcar seja, de fato, retirado, a quantidade de gordura é bem maior do que no chocolate tradicional.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário