Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Genéricos lideram prescrição médica no país

Os genéricos já estão entre os medicamentos mais prescritos no país. Estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a Pró Genéricos, com base nos indicadores do Close-up International - consultoria especializada na auditoria do receituário médico no Brasil e América Latina -, indica que entre 20 medicamentos mais receitados pelos médicos brasileiros, 15 são genéricos.

O estudo considerou as prescrições médicas nos últimos 12 meses, entre julho de 2012 e julho de 2013. Foram 63 milhões de receitas emitidas no total. Os 20 mais prescritos correspondem a 12,1 milhões. Desses, os genéricos responderam por 8,4 milhões das prescrições (69,4%), seguidos pelos medicamentos de referência com 2,8 milhões (23,1%) e os medicamentos similares com 851,9 mil (0,7%).

A Losartana Potássica, indicada para o controle da hipertensão, lidera o ranking das prescrições com 1,422 milhão de receitas em julho. O segundo e o terceiro lugar são ocupados pro dois produtos de referencia, o Rivotril (ansiolítico) com 1,395 milhão e o Glifage (diabetes) com 1,094 milhão.

Os genéricos seguidamente ocupam da 4ª até a 12ª posição no ranking das prescrições. Como no caso da Losartana, os demais medicamentos da lista também são indicados predominantemente para o tratamento de doenças crônicas, além de antibióticos e ansiolíticos. "Esse dado mostra a relevância dos genéricos para o acesso a medicamentos, sobretudo os indicados para doenças crônicas", analisa Telma Salles, presidente executiva da Pró Genéricos.

Entre os similares, apenas dois produtos estão entre os 20 medicamentos mais prescritos no país: o Astro e o Aradois, 13ª e 14ª posição. Da 15ª até 20ª, apenas 17ª não é ocupada por um genérico. Trata-se do Tylex, um produto de referencia indicado como analgésico.

Confira o ranking:
Custando no mínimo 35% mais em conta que os produtos de referência, os genéricos, na prática, são vendidos com preços até 60% inferior ao preço desses medicamentos. "O mercado de medicamentos genéricos é bastante competitivo, o que acaba influenciando na diminuição do preço dos produtos. O consumidor é quem mais sai ganhando, pois sempre encontra opções de genéricos mais em conta", analisa Salles.

A executiva informa, ainda, que, atualmente, os genéricos já respondem por 85% dos medicamentos dispensados pelo Programa Aqui Tem Farmácia Popular, do Governo Federal.

Sobre a ProGenéricos
Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) é uma entidade que congrega os principais laboratórios que atuam na produção e comercialização medicamentos genéricos no país.

Sem fins lucrativos, a entidade tem como principal missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil através da consolidação e ampliação do mercado de genéricos.

Juntas, as 14 associadas da PróGenéricos concentram aproximadamente 90% das vendas do segmento de genéricos no país. Articulando-se com diversos setores da sociedade, instituições de ordem pública e privada, a Pró Genéricos canaliza as ações de suas associadas, dando densidade ao debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no país. Visite o site: www.progenericos.org.br
 
MAXPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário