Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Pesquisa mostra que uso excessivo de cafeína faz mal à saúde

Apesar de vários estudos mostrarem o efeito positivo do café, autoridades de saúde estão preocupadas com o uso frequente da cafeína. O composto que apresenta forte efeito estimulante está presente em um número cada vez maior de produtos, incluindo lanches e bebidas energéticas.

Estudos do Instituto do Sono  de uma universidade paulista mostram que cada vez  mais pessoas tem feito uso da cafeína e isso faz mal à saúde.

Hudson Valente de Barros é aluno do 5 º período do curso de medicina. Ele tem o hábito de  tomar café para se manter acordado. "Ás vezes, o resultado desta ingestão não é muito bom porque consigo ficar acordado, mas no outro dia acabo não tendo condições de ir para a faculdade", diz o estudante.

Café, guaraná em pó, os populares energéticos, refrigerantes a base de cafeína são produtos cada  vez mais consumidos pela população. O uso desta substância estaria associado à sensação de que um dia de 24 horas não estaria sendo suficiente.

Carlos  Leite trabalha como atendente em uma farmácia e afirma que os jovens são os que mais procuram esse tido de produto. "Eles querem ter disposição para  passar a noite acordados", diz.

Segundo o neurologista Jacinto Lay, a perda de sono vai  trazer consequências para a saúde. Ele explica que nosso organismo exige que tenhamos este repouso para o equilíbrio hormonal.

"Se você sair da rotina pode ter um déficit de atenção, alterações na memória, ou seja, terá um prejuízo na performance intelectual ou até mesmo a depressão", diz.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário