Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

EUA informa: Melões infectados foram exportados

Bactéria Listeria presente nas frutas já matou 16 pessoas

Melões infectados com a bactéria Listeria provocaram a intoxicação alimentar mais fatal dos Estados Unidos em mais de uma década e provavelmente mais vítimas serão registradas nas próximas semanas, disseram autoridades sanitárias nesta quarta-feira (28).

Até o momento, 16 pessoas morreram e 72 ficaram doentes após comer melões contaminados com Listeria, todos produzidos pela empresa Jensen Farms. Os melões foram distribuídos em ao menos 18 Estados e alguns também foram exportados.

As autoridades sanitárias disseram que os países envolvidos foram notificados, mas não informaram quais países eram esses.

É o primeiro surto desse agente patogênico em melões, indicou o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Quatro cepas diferentes de Listeria monocytogenes – uma bactéria que causa a listeriosis e está entre as patologias mais fortes transmitidos por alimentos – foram vinculadas à empresa Jensen Farms com sede no Colorado (oeste), que fez um recall de melões contaminados em meados de setembro.

Uma pessoa pode ficar doente de Listeria até dois meses depois de ter consumido um produto contaminado, e a bactéria pode persistir por semanas, inclusive em baixas temperaturas.

O diretor do CDC, Thomas Frieden, advertiu que provavelmente o número de vítimas subirá.

- A Listeria é uma bactéria incomum. Antecipamos que haverá um aumento do número de casos nos próximos dias e semanas.

As pessoas em maior situação de risco são os idosos, as pessoas com sistemas imunológicos frágeis e as grávidas, a quem não se aconselha o consumo de frios e salsichas, as fontes potenciais de Listeria mais comuns, dado que esda bactéria pode causar aborto involuntário.

Duas das 72 pessoas que contraíram a doença estão grávidas, mas tanto elas como seus fetos “estão bem”, disse Frieden.

A infecção causa febre e dor muscular. Margaret Hamburg, comissária da FDA (Food and Drug Administration), entidade que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, diz que já iniciu uma investigação.

- É a primeira vez que vimos contaminação por Listeria em melões, e estamos trabalhando para tentar averiguar como isso ocorreu.

Fonte AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário