Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Agência europeia vai revisar segurança do emagrecedor Xenical

A EMA (agência européia de medicamentos) vai revisar dados de segurança de remédios que contenham o princípio ativo orlistate, como o Xenical, da Roche.

Casos raros de danos severos ao fígado foram relatados após o uso da droga. Isso pode prejudicar o perfil de risco-benefício do remédio.

O orlistate reduz a absorção de gordura para provocar a perda de peso. O risco de efeitos colaterais para o fígado já é bem conhecido, segundo a nota divulgada pela agência. A revisão vai se concentrar nos danos mais graves ao órgão.

Vinte e um casos de problemas hepáticos estão sob suspeita, sendo que quatro deles são mais graves, envolvendo uma morte por falência do fígado, um caso de transplante e dois de hepatite. Esses relatos foram feitos entre agosto de 2008 e janeiro deste ano. Ao todo, desde 1997, foram 21 casos suspeitos de toxicidade grave para o fígado que podem ter sido causados por uso do orlistate.

A agência destaca que os problemas devem ser analisados levando em conta o uso cumulativo da droga por 38 milhões de pessoas.

Um comitê está revisando os dados sobre a toxicidade dos remédios e vai emitir um parecer dizendo se a autorização de venda deve ser revogada, suspensa ou alterada.

A Roche foi procurada pela reportagem, mas não tinha um porta-voz disponível.

Fonte Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário