Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Levantamento: 10 instituições de saúde inovadoras em TI

Revista InformationWeek 500 elencou entidades de saúde consideradas referências em Tecnologia da Informação. Confira as soluções desenvolvidas

Confira as soluções de TI inovadoras de dez instituições de saúde:

A Realidade da Inovação

O termo “inovação” está sendo muito utilizado e abusado porque executivos de marketing perceberam que essa palavra chama a atenção das pessoas. Infelizmente, tal uso entorpece nossos sentidos, tornando difícil de reconhecer a realidade.

As dez organizações de saúde, segundo a InformationWeek, são realidade em inovação. Centene, por exemplo, desenvolveu programas únicos que utilizam análises avançadas e algoritmos para identificar os membros de alto risco em seus planos de seguro para que tenham cuidados médicos antes de perderem o controle sobre o paciente, acarretando grandes impactos financeiros.

O NewYork-Presbyterian Hospital combinou a Amalga, HealthVault e uma variedade de outras ferramentas para dar aos médicos acesso mais rápido aos dados do paciente a partir de sistemas díspares do hospital, uma “cura” que reduz a probabilidade de exames médicos duplicados.

Quando a Trinity Health desenvolveu sua plataforma Genesis Platform, concentrou-se em uma combinação integrada de aplicativos novos e legacy, uma integração que produz melhorias impressionantes em resultados clínicos. Detroit Medical Center, por outro lado, investiu uma boa parte de seu orçamento de TI em Smart Rooms, em que os dados de registros eletrônicos de saúde e os dispositivos médicos em cabeceiras de camas se comunicam de uma forma que era apenas um sonho há alguns décadas.

Beth Israel Deaconess Medical Center se foca, entre outras coisas, na segurança. Criou uma troca de informação de saúde que inclui os resumos necessários para a transferência para um hospital especializado ou para casa. Em situações como esta, o BIDMC produz  um Continuity of Care Document com instruções de alta por meio de um aplicativo de rede multidisciplinar usado por médicos, enfermeiras, assistentes sociais e gestores de caso.


Para analisar essas inovações, leia a seguir:

 

Beth Israel Deaconess Medical Center Junta a Inovação com a Segurança

A saúde em TI pode contribuir para melhorar a qualidade do cuidado e a tomada de decisão, mas também pode introduzir novos tipos de erros. Tendo isso em mente, o CIO do BIDMC, John Halamka, busca maneiras de assegurar que a HIT seja segura. Sua equipe trabalha com outros associados em Massachusetts para criar uma troca de informação de saúde que apoie a segurança, qualidade e eficiência. Isso inclui o resumo do pacientes no momento da transferência para uma instalação de cuidados ou para casa. Em situações como esta, o BIDMC produz um Continuity of Care Document com instruções de alta por meio de um aplicativo de rede multidisciplinar usado por médicos, enfermeiras, assistentes sociais e gestores de caso.

O BIDMC também fornece aos pacientes um CCD (Dispositivo de Carga Acoplada) quando desejam transferir dados dos registros médicos do hospital para o pessoal, tal com o Health Vault. Esses dados incluem faixa demográfica, medicações, alergias e problemas. O hospital vai além, enquanto muitos registros médicos não têm troca com anotações clínicas, o BIDMC faz a troca dessa informação por meio de seu PatientSite OpenNotes Project.

Halamka resume essa inovação de forma sucinta: “A Segurança é melhorada no compartilhamento de dados entre os fornecedores de saúde e pacientes, tornando o paciente o gerente de seus registros. Essa transparência encoraja um diálogo sobre planos de tratamento, preferências de cuidado e a precisão de dados em registros médicos”.
Colocação Geral no ranking da InformationWeek 500: 12


Plataforma Centelligence da Centene
O Centene lançou recentemente sua plataforma Centelligence, um programa de gerenciamento que usa uma combinação avançada de análise de algoritmos que ajudam a identificar seus membros de alto risco e entrega de dados – incluindo alertas automáticos. Os alertas servem para chamar representantes do centro, gerentes de caso, funcionários da administração médica e médicos para garantir que seus membros recebam o cuidado de saúde apropriado. Usando a Centelligence, os dados demográficos e médicos são coletados e melhorados por meio de um modelo de previsão. As técnicas de previsão, combinadas com análises avançadas, permitem que o Centene ofereça cuidado apropriado para os membros de seus planos de saúde.

Com a Centelligence, o Centene pode visualizar se um membro pegou uma receita que foi feita por um de seus médicos, um dado importante para a medida da aderência no plano de tratamento. O hospital também pede para todas as grávidas – ou seus médicos – preencher uma avaliação de risco de saúde “notificação da gravidez”, que é marcado pela ferramenta Centelligence. Essa pontuação permite que o plano de saúde coloque os membros de alto risco em um programa de gestão de processos chamado StartSmart for Your Baby, que é projetado para  atender suas necessidades especiais.
Colocação Geral no Ranking da InformationWeek 500: 22

 

New York-Presbyterian Hospital Acelera acesso aos Dados

O NewYork-Presbyterian usa produtos Microsoft, incluindo o Amalga e HealthVault para ajudar os médicos com o rápido acesso às informações do pacientes de vários sistemas hospitalares. Ao mesmo tempo, usam tecnologia pra engajar os pacientes com o seu cuidado. O portal MyNYP.org da organização entrega o registro de saúde controlado pelo paciente, enquanto o aplicativo móvel NYP apresenta dados importantes do paciente para o fornecedor de saúde atuante, para auxiliar na tomada de decisões e facilitar a comunicação entre os membros da equipe. O objetivo é fornecer dados eficientes ao cuidado do paciente em qualquer local do NYP.
Colocação Geral no Ranking InformationWeek 500 : 23

 

Avanços em Telemedicina do Kaiser Permanente

Incorporado em seu sistema de registros KP HealthConnect, que contém dados de 8,8 milhões de pacientes, o Kaiser Permanente está promovendo aplicativos de telemedicina, especialmente em dermatologia e ortopedia. Os médicos de cuidado primário no KP tiram fotos de alta resolução das condições da pele do paciente e as armazenam no sistema para consultas em tempo real com dermatologistas em outras localidades. Também está desenvolvendo telemedicina para consultas ortopédicas e para decisão do suporte clínico. Na região da Califórnia, a organização tem um programa piloto usando vídeo que permite aos pacientes que não falem inglês ou que usem a linguagem de sinal a se conectarem com um tradutor por meio de chama de vídeo.
Colocação geral no Ranking da InformationWeek 500: 34

 

Plataforma Genesis da Trinity Health

Trinity Health desenvolveu a plataforma Genesis, que inclui 28 aplicativos de computador de nove fornecedores e conecta virtualmente todo grande centro clínico e processo de receita do hospital. Manter a plataforma em funcionando inclui a integração coreografada com os novos sistemas com múltiplos aplicativos legacy, incluindo laboratório, arquivo de imagens e sistemas de comunicação e planejamento de recursos.

Todo o trabalho valeu à pena: Genesis teve um efeito mensurável sobre o atendimento ao paciente. Sua rápida implementação levou a uma queda 44% nas taxas de mortalidade, quando comparado com dados de referência do Centers for Medicare e Medicaid Services. Em termos práticos, isso significa que mais de 2.600 vidas são salvas anualmente em todo o sistema.
Colocação geral no Ranking da InformationWeek 500: 35

 

Sistema Baylor Health Care e Sistema BayStats

Baylor Health Care System inicialmente implementado em um conjunto de aplicativos chamado Eclipsys – agora parte da linha de produtos Allscripts – como o marco dos registros eletrônicos de saúde, mas eventualmente percebeu que precisava de um sistema personalizado para atender suas necessidades específicas. A necessidade de um programa desse tipo surgiu porque a plataforma EHR atual foi implementada por meio de uma combinação de computadores com fio, laptops sem fio e estações de trabalho. O que tornou difícil determinar se os problemas de desempenho estão relacionados a diferenças no hardware ou software.

Para resolver esse problema, a equipe Baylor incorporou componentes existentes, incluindo o SQL Server 2008 e o código C++. NET, além da avançada capacidade low-level .NET. Com grande quantidade de dados produzidos pelo código integrado, um app de front-end é necessário para gerenciar e exibir os resultados. Baylor desenvolveu um visualizador de front-end – o visualizador BayStats – usando C++, e gráficos de controle terceirizados foram adicionados. O aplicativo resultante fornece agora gráficos de alto nível que rapidamente chega em áreas onde problemas de desempenho podem ser detectados.
Colocação Geral no Ranking da InformationWeek 500: 49

 

Smart Unit Detroit Medical Center

Detroit Medical Center está passando por um período de construção e renovação em seus oito hospitais, afirmou o CIO Mike LeRoy. Em março, a primeiro dos projetos foi finalizado com a abertura de uma inovadora Smart Unit (Unidade Inteligente), uma unidade de cuidado adulto de telemetria com 30 leitos. Cerca de um terço do orçamento do projeto de 3 milhões de dólares foi investido em TI, incluindo a tecnologia da Cernter, que é projetada para integrar e inovar o processo de saúde. Por exemplo, em um Smart Room (Quarto Inteligente), os dados dos registros médicos são apresentados em tempo real. Isso permite que a equipe do DMC tome melhores decisões.
Colocação Geral no Ranking da InformationWeek 500: 51

 

“Consumerização” das Inovações em TI do St. Joseph Health System

O St. Joseph Health System está agora na missão de “consumerização” de suas inovações de TI. Por exemplo, iPads estão sendo incorporados em negócios e operações clínicas. Até agora, 337 iPads foram distribuídos para ajudar os membros da diretoria a acessarem os aplicativos de rede projetados para diminuir a necessidade de relatórios em papel e facilitar o compartilhamento de dados. Para médicos, o SJHS está implementando uma variedade de opções em dispositivos, incluindo iPads, iPhones e BlackBerrys, dentro do hospital e com acesso remoto. Em um dos projetos piloto, os médicos podem usar os smartphones para acessar o monitoramento fetal, anotações e dados apara monitorar remotamente suas pacientes grávidas. Enquanto isso, a equipe clínica do hospital está em um projeto piloto de tecnologia wireless VoIP para comunicação hands-free.

Outras iniciativas: webcams são usadas em unidades de cuidado intensivo neonatal para fornecer “visitas virtuais” para famílias e o Skype é usado para que soldados servindo no Iraque possam participar virtualmente no nascimento dos seus bebês nos hospitais do SJHS.
Colocação Geral no Ranking da InformationWeek 500: 55

 

Sistema de Realidade Virtual do Lehigh Valley Burn Center

O Lehigh Valley Health Network Regional Burn Center estava explorando uma abordagem de gerenciamento da dor quando teve a ideia inovadora de um sistema de realidade virtual. Seu dasafio era encontrar uma combinação de software e hardware que oferecesse distração e alívio da dor sem o uso do capacete ou óculos de proteção que pode prejudicar o paciente com queimaduras faciais. Da mesma forma, o sistema não pode apresentar obstáculos para os pacientes que tenham mão e braço queimados, que limitam seus movimentos.

Um fornecedor foi capaz de customizar um sistema que permite a visualização da realidade virtual, suspensa por um braço articulado, que é customizado. Suspenso pelo brado, a tela tem o mínimo de contato com o paciente, e ainda fornece a imersão necessária para o ambiente virtual. O paciente entra em um mundo de RV que fornece a inserção em um mundo com neve no qual pode jogar bolas de neve, enquanto passeia pelo mundo gelado.
Colocação Geral no Ranking da InformationWeek 500: 56

 

PhysicianFocus da Premier

A aliança de saúde PhysicianFocus da Premier, parte de seu programa de melhoria QualityConnect, oferece aos médicos e administradores hospitalares dados com qualidade e segurança de múltiplas fontes. O programa ajuda a melhorar o desempenho clínico e apoia os esforços de avaliação ao apontar variantes, processos de avaliação, e apoio ao Ongoing Professional Practice Evaluation, o programa da Joint Commission que mede a competência clínica e comportamental de um profissional. O PhysianFocus fornece métricas de resultados clínicos que podem ajudar a identificar variações nos cuidados clínicos e monitorar a qualidade contínua, a eficácia e o impacto dos esforços de melhoria.

Com essa ferramenta em funcionamento, os profissionais podem retirar dados do pacientes para ajudar a reduzir a mortalidade, complicações – inclusive infecções – , readmissões e reduzir o tempo de internação do paciente. O programa também oferece aos administradores do hospital visualização online, impressão dos dados necessários para medir a produtividade, redução dos custos, receita e satisfação do cliente.
Colocação Geral no Ranking da InformationWeek 500: 59

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário