Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Inédito: Fanem recebe certificado RoHS

Adesão pioneira à Diretiva européia restritiva ao uso industrial de chumbo e outras substâncias perigosas foi obtida após processo de avaliação e ensaios

A Fanem, fabricante de produtos de neonatologia, acaba de receber a certificação RoHS (Restriction of Hazardous Substances), concedida pelo SGS Systems & Services Certification, organismo mundialmente reconhecido. A empresa brasileira é a primeira do Brasil no ramo de equipamentos eletromédicos a ser certificada por seguir à Diretiva européia que restringe o uso de substâncias potencialmente perigosas à saúde e ao meio ambiente.

Para isso, foi necessário o desenvolvimento de um minucioso processo conduzido pelo Progex- Programa de Apoio Tecnológico à Exportação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que incluiu procedimentos técnicos e práticos.

A RoHS é uma diretiva válida desde 2006 que restringe o uso de seis substâncias presentes em equipamentos eletro-eletrônicos, para assim, contribuir para a proteção da saúde humana e do meio ambiente.

“Para muitas organizações aderir à diretiva RoHS é um desafio considerável e no setor de equipamentos médicos ela será obrigatória apenas a partir de 2014″, explica, em comunicado, a diretora executiva da Fanem, Marlene Schmidt.

O trabalho desenvolvido pelo Progex do IPT, faz parte do programa destinado ao apoio tecnológico à exportação de empresas brasileiras, que visa adequar produtos nacionais ao mercado exterior. De acordo com o Coordenador Operacional do PROGEX, Ílio De Nardi, o processo contemplou a avaliação do produto Fanem, elaboração de gerenciamento de risco, além de ensaios qualitativos e quantitativos. “Fizemos um estudo e levantamento detalhado dos componentes do produto, avaliação dos materiais, ensaios laboratoriais, além de uma forte interação com fornecedores, incluindo também treinamento interno e externo para adequação aos requisitos e à norma”, explica.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário