Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Portugal: Hospital Santa Marta: Ex-cirurgião acusado de abuso sexual de pacientes

O DIAP de Lisboa acusou um ex-cirurgião do Hospital de Santa Marta que alegadamente molestava as doentes. O médico vai responder por 15 crimes de abuso sexual de pessoa internada e de coacção sexual.

Rui R., 52 anos, especialista em cirurgia vascular Hospital de Santa Marta até Fevereiro de 2010, é suspeito de ter abusado de 15 doentes durante as consultas preparatórias das intervenções cirúrgicas, mas também no pré e no pós-operatório. As operações destinavam-se a combater varizes nas pernas, noticia o Sol.

Com base nos testemunhos das vítimas, o médico é acusado de utilizar linguagem sexual agressiva, de tocar de forma inapropriada nas pernas, nos seios, nas nádegas e nas vaginas das doentes. Houve ocasiões em que o médico aproximou os pés das pacientes do seu pénis para provocar uma erecção, tendo chegado a ejacular.

O caso, que já tinha sido noticiado pelo Sol em Novembro de 2009, iniciou-se com as denúncias de cinco doentes e de uma enfermeira. A 18 de Julho de 2008, Rui R. foi mesmo suspenso por três meses pela Inspecção-Geral de Saúde. Contudo, interpôs recurso da decisão e, passados três meses, regressou ao trabalho.

Entre Outubro de 2008 e Fevereiro de 2010, altura em que Rui R. decidiu cessar o contrato que tinha com o hospital após ter sido demitido, o cirurgião liderou 169 cirurgias e coadjuvou outras 20 intervenções.

O crime de abuso sexual de pessoa internada imputado a Rui R. tem uma pena de prisão de seis meses a cinco anos, enquanto que o crime de coacção sexual pode implicar uma pena de prisão até aos dois anos.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário