Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Meta da Saúde é alcançar 15 doadores de órgão por milhão de pessoas até 2015

Doação de órgãos é autorizada pela família do doador, sem a necessidade de um documento assinado pela pessoa que venha a falecer

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira, em Brasília, uma campanha nacional para incentivar a doação de órgãos em todo o país e, com isso, alcançar a meta de 15 doadores por milhão de pessoas (PMP), em 2015. Atualmente, este índice é de 11,1. Com o tema "Seja um doador de órgãos, seja um doador de vidas", a edição deste ano da campanha procura conscientizar os brasileiros sobre a importância da doação de órgãos para transplantes.

— O aumento do número de doações impacta diretamente no crescimento da quantidade de transplantes, beneficiando pacientes que dependem da cirurgia para sobreviver — destaca o ministro Alexandre Padilha.

No Brasil, a doação de órgãos é autorizada pela família do doador, sem a necessidade de um documento assinado pela pessoa que venha a falecer. Atualmente, o país registra uma taxa de 11,1 doadores por milhão de pessoas - são cerca de duas mil doações por ano, mais que o dobro da quantidade registrada em 2003 (quando foram contabilizados 893 doadores efetivos).

O país é referência internacional na realização de transplante por realizar o maior número de procedimentos por meio de uma rede pública de saúde - aproximadamente 95% das cirurgias são feitas pelo Sistema Único de Saúde de forma totalmente gratuita. O SUS oferece assistência integral ao paciente transplantado, incluindo exames periódicos, medicamentos pós-cirurgia, atendimento hospitalar em caso de emergência e apoio de profissionais como psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário