Problema pode gerar distúrbios de comportamento, como falta de concentração ou retraimento em excesso
A desatenção em aula pode não ser desinteresse nos estudos. O problema pode ser causado pelo fato de a criança não conseguir assimilar o conteúdo ensinado pelo professor porque não escuta direito.
A dificuldade para ouvir pode fazer com que a criança tenha baixo rendimento escolar e se envolva em conflitos com seus colegas. Além disso, o problema pode gerar distúrbios de comportamento, como falta de concentração ou retraimento em excesso. Porém, quanto mais cedo o problema for detectado, maiores as chances da criança ter uma vida normal.
— Através do exame audiológico é possível verificar se a criança apresenta problemas para ouvir. Durante a audiometria, o fonoaudiólogo detecta o grau e o tipo de perda auditiva — diz a fonoaudióloga Marcella Vidal.
Em bebês e crianças pequenas, a deficiência auditiva – dependendo do grau – pode causar atraso no desenvolvimento da linguagem. Com isso, a criança pode ter dificuldade na fala, com reflexos na escrita e no aprendizado em geral.
— Os pais que suspeitam de perda auditiva devem agir rapidamente, buscando um serviço especializado para obter orientações sobre como desenvolver as potencialidades de seus filhos e não tratá-los de forma diferente. A tecnologia tem avançado muito também nessa área e hoje temos muitos recursos. Quando não existe a possibilidade de cirurgia, a criança terá benefícios utilizando aparelhos auditivos — explica.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário