Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ministro da Saúde quer veto total a fumo em ambientes fechados

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) disse nesta quarta-feira ser contra a proposta de que determinados ambientes fechados (como bares, restaurantes e boates) permitam consumo de cigarros em seu interior. Segundo Padilha, a posição do ministério é pelo banimento dos fumódromos, pela proibição de aditivos de sabor e odor aos cigarros e pela vedação "total" em ambientes fechados.

A ideia de se banir fumódromos no país inteiro, mas permitir que parte dos estabelecimentos seja livre para o fumo, sob determinadas condições, foi levantada pelo deputado Renato Molling (PP-RS), relator da Medida Provisória 540/11. A MP trata, entre outros tópicos, de aumentar impostos sobre o cigarro e, desta forma, torná-lo menos atrativo.

Molling desenhou algumas emendas à medida, entre elas a da pemissão para fumo em determinados estabelecimentos. "[A proposta] respeita a liberdade tanto do não fumante, que vai ter garantido o veto ao cigarro e ao fumódromo, quanto do fumante, que terá seu espaço garantido, com a sinalização de que naquele estabelecimento se pode fumar", defendeu o relator.

Padilha afirmou, nesta quarta, que a área técnica do ministério está debruçada sobre as emendas apresentadas. Disse, ainda, que a pasta dará parecer contrário à possibilidade dos estabelecimentos abertos ao fumo e dos aditivos ao cigarro --como, por exemplo, o mentol.

A MP pode ser votada na próxima semana.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário