Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cidade do Rio de Janeiro fraciona distribuição do antirretroviral Ritonavir

Entrega de comprimidos para tratamento de 15 dias está sendo feita para que não haja falta do medicamento

A distribuição do antirretroviral Ritonavir está ocorrendo de maneira fracionada na cidade do Rio de Janeiro. Segundo e-mail enviado pela gerente do Programa Municipal de DST/Aids, Lilian de Mello Lauria, para organizações que atuam na área, a entrega de comprimidos com a quantidade suficiente para apenas 15 dias de tratamento está sendo feita para que não haja falta do medicamento.

Lilian explica ainda que a Secretaria Municipal de Saúde acabou de receber um lote emergencial do Ritonavir do Ministério da Saúde, mas que a situação só estará regularizada no dia 23 de agosto, quando o governo federal fizer o repasse mensal ao município.

No Fonaids, grupo em que ativistas e pessoas vivendo com HIV e aids discutem pela internet problemas relacionados à doença, o fracionamento do Ritonavir já traz preocupação. Um paciente que se trata na Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro, contou que recebeu o medicamento apenas para 15 dias. Ele conta também que faz uso do Loperamida, mas que só conseguiu o remédio antidiarreico para dois dias de tratamento.

A distribuição fracionada de medicamentos obriga os pacientes a irem mais vezes a farmácia retirar o produto, o que pode elevar os gastos com transporte e cria um clima de insegurança por parte dos pacientes sobre eventuais faltas do produto.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro informou que " houve um atraso pontual na entrega do medicamento e que a distribuição fracionada é necessária para que não haja falta do produto na rede" .

Segundo o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, 37 mil comprimidos de Ritonavir foram enviados à cidade do Rio de Janeiro no dia 09 de agosto e mais 25 mil no dia 13 de agosto. Para o estado do Rio, foram 20.100 cápsulas em 10 de agosto. O órgão confirma que o montante é suficiente para que não falte o medicamento até 23 de agosto, quando chegará o lote mensal do Ministério para o estado do Rio.

Além do fracionamento do Ritonavir, o Rio de Janeiro registra problemas de falta de leitos para internação e de remédios para doenças oportunistas relacionadas à aids.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário