Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Portugal: Avaria obriga a repetir cirurgia

Alguns doentes do Instituto Gama Pinto, em Lisboa, foram operados uma segunda vez aos olhos, para correcção da miopia, devido a uma má calibração do aparelho laser.

Luísa Coutinho Santos, directora clínica da unidade, afirmou ao CM desconhecer quantos doentes foram sujeitos a uma segunda operação e quanto tempo o aparelho esteve mal calibrado, porque, sublinhou, "quem tem essa informação é o chefe de serviço, que está de férias". No entanto, assegurou, foram "muito poucos doentes sujeitos a segunda intervenção, que correu bem". Porém, um dos pacientes teve complicações pós--operatórias que o impediram de usar óculos ou lentes de contacto durante alguns dias.

Segundo a responsável, os médicos aperceberam-se, em Julho, de que as cirurgias feitas aos doentes míopes não estavam a resultar tão bem como se esperava, detectando-se uma "pequena diferença" na correcção das dioptrias.

"Foi necessário chamar o técnico representante da máquina, que já veio calibrar o aparelho. Esta afinação deve ser feita de vez em quando", afirmou Luísa Coutinho Santos.

A médica sublinhou que este tipo de cirurgia, denominada lasik, não trata casos de doença oftalmológica.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário