Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Químico encontrado em sabonetes pode prejudicar funcionamento muscular

De acordo com um novo estudo, um químico normalmente usado em sabonetes pode oferecer danos à saúde. A substância anti-séptica triclosan – também encontrado em produtos como desodorantes, enxaguantes bucais, pastas de dentes, etc – pode causar danos na função muscular.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) estudaram células dos músculos do coração e do esqueleto que foram expostas ao triclosan em tubos de ensaio. Os cientistas avaliaram a resposta das células após aplicarem estimulação elétrica para provocarem contrações.

Porém, após a exposição ao químico, as células não conseguiram reagir normalmente. O triclosan prejudicou duas proteínas necessárias para a contração muscular, fazendo com que as células musculares falhassem.

Foram feitos também experimentos em dois grupos de animais. Camundongos sedados foram expostos ao químico e dentro de 20 minutos os pesquisadores observaram diminuição no funcionamento cardíaco. Para observar os efeitos que a substância teria em ambientes marinhos, os pesquisadores expuseram peixes de água salgada ao triclosan. Com isso, a capacidade de nadar dos animais foi prejudicada.

“Nós mostramos que o triclosan prejudica de forma potente as funções musculares por interferir na sinalização entre duas proteínas que são de importância fundamental para a vida”, explica o pesquisador Isaac Pessah. “Agências regulamentais definitivamente precisam reconsideram se (essa substância) deveria ser permitida em produtos de consumo”, completa.

Fonte: Live Science, 13 de agosto de 2012

Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário