Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Tempo seco exige medidas preventivas contra doenças

O principal é ingerir muito líquido, diz pneumologista

Com as altas temperaturas e o ar seco neste inverno - na capital paulista não chove há quase um mês - não são apenas os mais sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias (asma, bronquite e rinite), as que mais sofrem.

De acordo com especialistas, todos devem ficar atentos e adotar algumas medidas preventivas. O pneumologista do Incor (Instituto do Coração) Ubiratan de Paulo Santos alerta:

— Todo mundo precisa tomar alguns cuidados com a saúde. O principal é ingerir muito líquido.

O médico explica que "para transportar o ar que inalamos, as vias respiratórias precisam aquecê-lo à temperatura média de 36°C ou 37°C e umidificá-lo em 100%. Quando o ar que respiramos está com umidade de 20% ou 30%, o corpo tem de trabalhar muito mais". Por isso, em alguns casos, irritações na garganta são comuns.

O principal problema do tempo seco nesta época do ano é a ingestão de mais poluentes. Receitas caseiras populares - como colocar um balde de água em um ambiente da casa - podem ajudar.

— A umidade deixa as partículas de poeira e poluição maiores e mais pesadas. Com isso, elas ficam menos tempo no ar.

O médico pneumologista afirma que usar ar-condicionado não é adequado no inverno, exatamente porque o aparelho retira água do ar. Mas exagerar na quantidade de panos úmidos ou bacias pode criar outros problemas, como a proliferação de fungos em sofás e tapetes.

Ontem, em São Paulo, a baixa umidade do ar - 27%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) - colocou a cidade em estado de atenção. Não há previsão de chuva até domingo. A última na cidade foi há 27 dias, em 17 de julho.

No entanto, apesar do calor durante todo o dia, a previsão é de um clima mais úmido, especialmente entre quarta e quinta-feira. Os motivos, de acordo com meteorologistas, são a mudança do sentido dos ventos e a aproximação de uma frente fria, que vem do Sul do País, mas não vai conseguir romper a "bolha de ar quente" que está parada no Estado. O meteorologista da Climatempo Marcelo Pinheiro explicou:

— Ela traz mais nuvens para o Estado e a umidade deve ficar entre 40% e 50%, não menos que isso.

O tempo durante toda a semana vai continuar quente. As máximas ficam entre 26°C e 27°C. As noites continuarão frias, com temperatura entre 13°C e 14°C.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário