Uma pesquisa publicada na segunda semana de agosto, na revista da Associação Americana do Coração, apontou que a ingestão diária de um pedaço de chocolate pode auxiliar idosos maiores de 70 anos a evitar doenças mentais, a exemplo da demência e o Alzheimer.
O estudo foi realizado com 90 voluntários saudáveis e indicou que a cognição, a memória e a agilidade mental dos participantes melhorou. Além de melhorar a taxa de pressão arterial e a de açúcar no sangue.
Durante as análises foi possível perceber que os flavonoides presentes nos chocolates, sobretudo nos amargos, fortalecem os neurônios e protegem a memória. Segundo os cientistas, é provável que a substância pode facilitar o fluxo de sangue no cérebro. Os pesquisadores alertaram para o uso excessivo do chocolate ao leite, que possui menos quantidade do composto e ainda tem mais gordura.
O composto também traz vantagens para o coração e tem ação anti-inflamatória. Os flavonoides são encontrados ainda em outros alimentos, a exemplo da uva e do vinho tinto. Outros estudos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de analisar os benefícios da substância na prevenção do câncer.
Fonte ecodesenvolvimento.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário