Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Suplementação pode trazer riscos à saúde dos pacientes de câncer de próstata

Estudo mostra que cálcio e vitamina D pode aumentar o risco cardíaco nesses homens

A suplementação de cálcio e vitamina D pode trazer consequências para a saúde de pacientes em tratamento para o câncer de próstata, de acordo com um novo estudo da Wake Forest Baptist Medical Center, publicado na revista The Oncologist.

Os pesquisadores avaliaram cerca de 2.400 homens com câncer de próstata e que foram submetidos à terapia hormonal, bem como os resultados de 12 ensaios clínicos da suplementação de cálcio e vitamina D.

A suplementação é um procedimento padrão no tratamento com terapia hormonal para câncer de próstata. Isso porque, essa terapia pode causar perda da densidade óssea e aumentar o risco de osteoporose, tornando-se necessária a suplementação de cálcio e vitamina D.

Os pesquisadores também examinaram a densidade óssea dos homens antes e após o tratamento. Depois de analisados os resultados, os pesquisadores descobriram que a suplementação não impede a perda óssea causada pela terapia hormonal e ainda pode aumentar em 30% a probabilidade dos pacientes sofrerem doenças cardíacas ou câncer de próstata agressivo, que é uma evolução da doença.

Os estudiosos ainda não sabem qual é a relação entre a suplementação e o risco aumentado para doenças cardíacas, e que são necessárias mais pesquisas para comprovar a relação direta desses efeitos. Eles ressaltam ainda que nem todos os homens com câncer de próstata precisam de terapia hormonal, apenas aqueles com doença avançada ou de alto risco. Entretanto, eles recomendam uma avaliação médica rigorosa antes de ser receitada a suplementação.

Cuidados no uso de suplementos alimentares
Alguns cuidados são essenciais quando é feita a suplementação alimentar. Lembre-se de sempre consultar um médico, principalmente se está em algum tratamento, como é o caso do câncer de próstata. Na hora de incluir os suplementos na dieta, é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas:

Consuma os suplementos com supervisão médica
"A quantidade e a variedade de suplementos alimentares devem ser indicadas por um profissional e somente em casos específicos", explica o nutrólogo Máximo Asinelli, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Há indícios de pessoas que fazem uso excessivo e que podem apresentar náuseas, tremores, aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.

Respeite as dosagens prescritas
"Proteínas, carboidratos e até vitaminas, se forem consumidos em doses muito grandes, podem causar efeitos prejudiciais ao organismo", diz o nutrólogo Roberto Navarro. Somente um profissional da área da saúde sabe quais são as doses realmente necessárias.

Suplementos são coadjuvantes no tratamento de doenças
Se feito com a orientação de um profissional, o consumo de suplementos fornece a quantidade adequada de nutrientes que o organismo necessita para funcionar bem, fortalecendo a imunidade. No entanto, eles não devem ser usados para combater doenças já instaladas no corpo, já que não produzem reação direta aos sintomas dos doentes.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário