Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nova técnica obtém células-tronco a partir de dentes de leite

Descoberta pode ajudar no tratamento e reabilitação de portadores de doenças motoras e imunológicas

Estudo realizado pelos pesquisadores do Laboratório de Genética do Instituto Butantan criou uma técnica que permite obter grandes quantidades de células-troncos a partir de dentes de leite, tornando-as capazes de gerar qualquer célula e tecido do corpo humano.

A descoberta, divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a qual o instituto está ligado, pode ajudar no tratamento e reabilitação de portadores de doenças motoras, imunológicas, na regeneração de ossos e nervos, na reconstrução de músculos, cartilagem e enfermidades psiquiátricas.

Os testes realizados em animais mostraram que as células não causam nenhum efeito colateral quando comparadas à biofármacos e a outras drogas.

Com a eficiência comprovada, os pesquisadores desenvolveram um banco para criação e armazenamento de células-tronco, que possui capacidade para 6.000 amostras.

De acordo com a divulgação, "essa quantidade é suficiente para tratar até 100 pacientes cada, o que torna o Instituto Butantan autossuficiente na produção e certificação das células-tronco". A expectativa dos pesquisadores é que os testes em humanos sejam realizados dentro de cinco anos.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário