Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Borragem

Nome científico
Borago officinalis L.

Nomes alternativos
Foliagem, borracha chimarrona, borrage.

Descrição
Planta nativa da região do Mediterrâneo, conhecida por suas propriedades medicinais e uso na culinária. Recentemente tem sido alvo de renovado interesse em vários países, devido ao mercado potencial para o ácido gama linolênico, retirado do óleo da semente da borragem. É uma planta com flores azuis muito apreciadas pelas abelhas.

Parte utilizada
Folhas, sementes, óleo.

Uso medicinal
Tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser usada externamente no tratamento de gota, reumatismo e furúnculos.

O óleo extraído das sementes é comercializado como alternativa ao óleo de prímula no tratamento de transtornos menstruais, eczema atópico e problemas reumáticos.

Modos de uso
Como alimento (salada), em cataplasma para uso tópico, industrializada na preparação de cápsulas do óleo e em fitoterápicos como Gamaline, Gamax e Livten.

Cuidados e contraindicações
A borragem contém certas substâncias (alcalóides) consideradas tóxicas para o ser humano. Segundo determinação do Ministério da Saúde, as folhas só devem ser usadas externamente para fins medicinais. A ingestão por um longo período de tempo pode levar ao aparecimento de cirrose hepática ou câncer de fígado.

Efeitos colaterais
Reações alérgicas.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário