Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Zumbido no ouvido afeta a saúde

Quando o problema se agrava, pode provocar perda de sono, depressão e ansiedade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou 278 milhões de pessoas no mundo, sendo 28 milhões no Brasil, são afetadas por zumbidos no ouvido. Quando o problema se agrava, pode provocar perda de sono, depressão e ansiedade. Até agora incurável, o mal pode estar com seus dias contados.

Isso porque um novo tratamento desenvolvido no Centro de Pesquisa Julich, na Alemanha, que consiste em fazer o paciente ouvir determinados sons por meio de fones, pode ajudar a ligar ou desligar as células nervosas auditivas no cérebro e fazer com que elas deixem de falhar. Trata-se da Neuromodulação Acústica com Reset Coordenado.

O tratamento foi desenvolvido a partir de terapias que envolvem o estímulo dos neurônios por meio de uma sonda introduzida no cérebro, usadas em doenças neurológicas como a doença de Parkinson. Mas, ao contrario da técnica chamada de Estimulação Cerebral Profunda, nesta nova técnica os pacientes precisaram usar apenas um par de fones de ouvido especial durante algumas horas por dia. Tais fones emitem uma série de tons afinados com a frequência característica do tipo de zumbido que causa transtornos ao seu portador.

O objetivo é perturbar os padrões rítmicos de zumbido criados pelas células nervosas auditivas. Participaram desse estudo 63 pacientes, que foram divididos em dois grupos: um recebeu tratamento adequadamente e ou outro com placebo. Os pesquisadores pediram a todos eles que avaliassem a altura e o nível de perturbação causado pelo zumbido, e mediram suas ondas cerebrais.

Nos pacientes verdadeiramente tratados, houve significativa melhora em 12 semanas, que perdurou por dez meses. Os pacientes tratados com placebo não registraram melhora. Na Alemanha, a técnica já foi usada em mais de dois mil pacientes com resultados estimulantes.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário