Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Atividades físicas para o cérebro

Cientistas americanos recomendam praticar exercícios cinco vezes por semana durante 1 hora

Já está provado que os exercícios deixam o cérebro mais desperto. Agora, estudo realizado pelo neuropsiquiatra John Ratey, professor da Harvard Medical School, nos EUA, afirma que nosso cérebro é como um músculo e que pode se desenvolver quando devidamente exercitado.

Os exercícios provocam a liberação de nossos principais neurotransmissores e do BNDF, sigla em inglês para o fator neurotrófico do cérebro que estimula a produção de neurônios em determinadas áreas como o hipocampo, estrutura ligada à memória.

Conforme comprovam estudos realizados em vários países a atividade física regular traz inúmeros benefícios: controle da depressão, da ansiedade e até de vícios. É que muitas pessoas que estão em forma e se exercitam regularmente resistem mais facilmente a gula, as substâncias químicas e até a atividades que causam dependência como jogos de computador e uso excessivo da Internet.

A ação sobre a liberação de neurotransmissores como a dopamina diminui o desejo de consumir drogas e outras substâncias. Todos os tipos de exercícios podem ajudar a revitalizar o cérebro. Vários estudos vêm demonstrando que a prática de atividade física pelo menos três vezes por semana, impede o cérebro de se degenerar.

A atual recomendação dos cientistas americanos é que nos exercitemos cinco vezes por semana durante uma hora. E, à medida que formos envelhecendo, realizamos treinos de força para deixar nossos músculos ativos e tonificados.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário