MRC-NIHR Phenome Centre irá utilizar instalações desenvolvidas para os jogos para o desenvolvimento de novas drogas e tratamentos
Após as Olimpíadas e Paraolimpíadas, as instalações antidoping dos jogos de Londres 2012 serão transformadas em uma unidade médica de pesquisa destinada a encontrar novos biomarcadores moleculares para doenças. O MRC-NIHR Phenome Centre irá utilizar as instalações de ponta desenvolvidas para os jogos olímpicos para permitir que cientistas estudem características de doenças, a fim de desenvolverem novos tratamentos e medicamentos.
Atualmente, a unidade localizada em Harlow, Essex, está testando amostras de urina e sangue dos atletas, para verificar a presença de mais de 240 substâncias proibidas. Todos os medalhistas olímpicos e uma seleção aleatória de competidores serão testados.
Phenome descreve a química de uma pessoa - todas as moléculas presentes no sangue, na urina e nos tecidos - que são resultado da genética e do estilo de vida. A mistura destas moléculas muda o tempo todo e é influenciada por fatores como o ambiente, dieta e até mesmo níveis de estresse. Além disso, está ligada à forma como uma pessoa responde a uma doença e a tratamentos com medicamentos.
Os pesquisadores do MRC-NIHR Phenome Centre terão a possibilidade de pesquisar de forma rápida, sem precedentes, os padrões de mistura de moléculas em amostras - geralmente de sangue e de urina - de pacientes e voluntários. Tal potencialidade irá ajudar a equipe a descobrir novos biomarcadores capazes de explicar porque um indivíduo - ou uma população - é mais suscetível a uma doença que outro. Este conhecimento vai ajudar cientistas na busca por novos tratamentos, mais seguros e eficazes.
O MRC-NIHR Phenome Centre tem potencial para fazer da tecnologia de fenotipagem utilizada no Reino Unido uma ferramenta de classe mundial capaz de acelerar a tradução de descobertas médicas em melhores abordagens de saúde. O novo centro será dirigido por uma colaboração de parceiros acadêmicos, liderados pelo Imperial College London, e financiado em cinco anos pelo Medical Research Council (MRC) e pelo National Institute for Health Research (NIHR). O laboratório estará em operação 24 horas por dia.
"Nosso investimento neste novo centro promete melhores e mais direcionados tratamentos para pacientes com uma ampla gama de doenças comuns como: diabetes, doenças cardíacas e demência. Os pacientes serão beneficiados a partir do diagnóstico mais rápido e preciso e os pesquisadores serão capazes de desenvolver novos medicamentos e tratamentos à medida que entenderem mais sobre as características de doenças e descobrirem novos subtipos das mesmas", diz o secretário de saúde do Reino Unido, Andrew Lansley.
"Este é um legado fenomenal dos Jogos", conclui John Savill, diretor executivo do Medical Research Council (MRC).
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário