A gestação é uma fase de transformações no corpo da mulher. Saiba quais cuidados devem existir diante de gestantes acima do peso
O ganho de peso excessivo durante a gestação pode trazer graves riscos à vida da futura mamãe, assim como a do bebê. No entanto, existe um grande dilema; o que fazer quando a mãe que já está acima do peso, engravida? Veja algumas informações sobre os cuidados que as gestantes acima do peso devem ter.
A restrição alimentar está contra-indicada
A gestação é uma fase em que o corpo da mulher sofre muitas mudanças, inclusive devido ao aumento do peso. Porém, existem mulheres que, mesmo antes de engravidar, já apresentam alguns “quilinhos extras”. Diferente do que muitas pessoas pensam, recorrer a dietas restritivas não é a melhor saída para essas futuras mamães. Assim, a gestante deverá seguir uma dieta rígida, mas que não comprometa a saúde, nem o desenvolvimento do bebê.
Controle mais rigoroso do ganho de peso
Associado a uma dieta saudável, porém não restritiva, a gestante que está acima do peso deve ter um controle maior sobre o ganho de peso durante a gestação. O excesso de peso também pode ser muito prejudicial a saúde da mãe e, inclusive, à do bebê.
Gestantes obesas tem maior chance de desenvolver problemas
Segundo especialistas, gestantes que estejam acima do peso tem chance maior de desenvolver problemas durante a gestação. Entre eles, podemos citar o diabetes gestacional e a pressão alta. Além disso, o bebê também corre o risco de nascer abaixo do peso ou sofrer asfixia na barriga da mãe.
A avaliação do peso da gestante deve ser rigorosa
Para que o peso da gestante não traga problemas à saúde do bebê, é importante acompanhar o peso da mãe, pelo menos a cada 40 dias. Associado a isso, o profissional também deve avaliar a alimentação da gestante desde o início da gravidez, de modo a prevenir o ganho de peso excessivo.
Controlando o peso
Segundo especialistas, a gestante que está acima do peso ideal deve engordar em torno de 7 a 9 quilos durante toda a gestação. Vale lembrar que para que essa meta seja atingida, o profissional deve ter um controle rigoroso em relação as medidas apresentadas pela gestante ao longo dos meses, assim como deve avaliar sua dieta diária.
A gestante que está acima do peso deve ter alguns cuidados especiais para não colocar em risco a sua vida, nem a de seu bebê. É de extrema importância que ela mantenha uma dieta saudável, porém mais controlada, de modo a controlar o ganho de peso durante toda a gestação.
Fonte Mundo das Tribos
Nenhum comentário:
Postar um comentário