Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

10 dispositivos de saúde para ficar de olho

Tecnologias móveis chamam a atenção, pois transformam o cuidado médico de maneiras inimagináveis, tornando a ficção científica em um fato. Os últimos dispositivos de saúde têm novas capacidades e são confortáveis.
 
Desde headsets que medem as ondas cerebrais até roupas que contêm sensores, o monitoramento pessoal de saúde é a nova onda do futuro. A ABI Research previu que até 2016 as vendas destes dispositivos atingirão a marca de mais de 100 milhões de aparelhos anualmente.
 
Também prevê crescimento no mercado que abrange dispositivos de monitoramento relacionados a exercícios, alcançado 80 milhões de dispositivos vendidos até 2016. Os dispositivos usados em nossas roupas são os que criam maiores expectativas, segundo IMS Research, o parceiro em pesquisas da Wearable Technologies e Theo Ahadome, analista sênior da IMS Research. “Há uma crescente evidência clínica do valor dos dados fisiológicos por meio dos dispositivos para o gerenciamento de doenças crônicas e monitoramento de pacientes pós-hospitalização.
 
Como resultado, um grande número de dispositivos médicos está se tornando usável, incluindo monitores de glicose, monitores ECG, oxímetros de pulso e monitores de pressão sanguínea”. A previsão de mercado para essas tecnologias em saúde “é de superar US$2,9 bilhões em 2016, contando com pelo menos metade de todas as vendas das tecnologias médicas”. Tecnologias como o BodyGuardian Remote Monitoring System da Preventive ou o Metria Wearable Technology da Avery Dennison estão inovando na área de repasse de dados do paciente para os médicos. Tecidos inclusos na AiQ Smart Clothing substituem a necessidade de sensores adicionais, ao incorporá-los diretamente nas roupas para a coleta de dados.
 
A tecnologia bluetooth é essencial em sistemas como do 9Solutions IPCS, que é usado para rastrear o movimento de pacientes idosos e enviar medições de saúde para os cuidadores. A BodyTel usa a mesma tecnologia para permitir que os pacientes enviem por meio de rede sem fio suas medições para os médicos.
 
1. O 9Solutions IPCS é um sistema de localização em tempo real (RTLS – real-time locating system) e plataforma de aplicação wireless Bluetooth, com base no SaaS (Software as a Service), que possibilita rastreamento em tempo real de pessoas e equipamentos. O sistema 9Solutions, que funciona com celulares, pode ser usado para proteger funcionários – médicos e outros que talvez precisem de assistência enquanto realizam seus trabalhos.
 
O sistema também tem como alvo os pacientes, que podem usar os produtos como um botão sofisticado de chamada de enfermagem. Residentes de instalações de assistência à vida, por exemplo, podem ser rastreados – e pedirem ajuda – em qualquer lugar que estejam enquanto usam o sistema conectado a um colar ou pulseira. O sistema pode notificar aos cuidadores se o paciente entrou em uma área insegura.
 
A tecnologia também pode salvar perfis de atividades pessoais para cada usuário e se acontecer algo de muito diferente da rotina, pode enviar automaticamente um alarme para os cuidadores. O sistema também funciona com campainhas tradicionais, mas é sua localização wireless e opção de monitoramento de atividade que o destaca. O produto ainda não está disponível para venda nos Estados Unidos.
 
2. A AiQ desenvolveu tecidos inteligentes para vários vestuários personalizados, incluindo uma sistema de monitoramento de sinais vitais em um camiseta. A camiseta BioMan tem “mangas inteligentes” que medem a taxa cardíaca, respiratória e temperatura da pele do usuário.
 
A peça pode ser personalizada para mediar a umidade da pele e sinais eletrofisiológicos, tais como eletrocardiogramas, eletroencefalogramas e eletromiografia.  A empresa vende outros jaquetas e vestuários “inteligentes”.
 
Por exemplo, a roupa SolarMan incorpora painéis solares capazes de recarregarem dispositivos eletrônicos dos usuários. A jaqueta CameraMan tem um câmera HD incorporada à esquerda do peito, e o pulôver ArmorMan tem estofamento que endurece com o contato para proteger o usuário.
 
3. O Metria Wearable Sensor é outra nova ferramenta com o objetivo de ajudar a mudança da indústria da saúde em direção à prevenção. Funciona assim: o usuário conecta o sensor, que utiliza um adesivo que não agride a pele; o sensor coleta os dados, como o número de horas de sono e respirações por minuto, então o sensor transmite por meio da rede sem fio um resumo dos dados para o dispositivo do usuário ou do cuidador, como um smartphone.
 
As possíveis aplicações para a tecnologia remota incluem, saúde e bem-estar, esporte e fitness e monitoramento cardíaco, segundo o fabricante Avery Dennison. O Metria Wearable Sentor Technology está disponível nos Estados Unidos.
 
4. Os produtos BodyTel oferecem a conveniência de diagnóstico em casa para pessoas que têm doenças crônicas ou simplesmente esperam evitar problemas de saúde realizando mudança de estilo de vida aconselhadas por seus médicos. Os dispositivos incluem um medidor de glicose no sangue, medidor de pressão arterial e escalas. Cada um deles tem um módulo Bluetooth incorporado que envia automaticamente as leituras para a estação base da casa ou celular do usuário.
 
A estação então envia os dados para uma database on-line segura usando uma conexão protegida de internet. Além disso, para visualizar os dados, os médicos têm a opção de ajustar um alarme sob condições pré-definidas; quando os dados excedem ou ficam abaixo de metas pré-definidas, o médico é informado. Isso permite que eles ajudem rapidamente no caso de um evento de hipoglicemia ou hiperglicemia de um paciente com diabetes, por exemplo. Os produtos estão disponíveis nos Estados Unidos.
 
5. A Danfoss PolyPower A/S trabalha no desenvolvimento e comercialização de sua tecnologia de polímero eletroativo, chamada de PolyPower. O primeiro projeto da empresa tem o foco em sensores de estiramento que medem de forma segura e com precisão o deslocamento em ou perto do corpo humano, como os movimentos de respiração, inchaço, postura e assim por diante.
 
Os sensores são feitos de PolyPower – o material Dielectric Electroactive Polymer (Deap) da empresa – combinado com conexões elétricas. O princípio capacitivo do sensor, segundo a empresa, dá alta precisão e repetibilidade, então ele pode ser integrado com tecidos e dispositivos usáveis. Isso o torna ideal para aplicações dentro da indústria médica e de esporte.
 
Além desse produto, a empresa oferece soluções OEM (Original Equipment Manufacturer) nos Estados Unidos.
 
6. O headset eletroencefalograma e adesivo de eletrofisiológicos da Imec fazem medidas de suas atividades cerebrais e do coração, respectivamente. Sua taxa cardíaca e dados acelerômetros 3D são armazenados no sistema ou enviados para um smartphone. A empresa também desenvolveu um protótipo headset de EEG wireless.
 
O sistema utiliza monitoramento de impedância (padrões de comparação estabelecidos; N. da T.) e atividades dos eletrodos para melhorar a qualidade de gravação do sinal do EEG, quando comparado as suas versões anteriores. Os dados são então transmitidos em tempo real para um receptor localizado até 16 km longe do sistema.
 
Os serviços desenvolvidos pelo sistema estão disponíveis nos Estados Unidos apenas como protótipos. A foto acima é de um usuário demonstrando o headset Imec EEG.
 
7. Segundo a empresa, o Moticon é o primeiro sensor palmilha sem fio e completamente integrado. A palmilha pode ser usada em qualquer sapato para medir os parâmetros de distribuição e movimento de pacientes e atletas. É usa para monitoramento diário do paciente, medidas de reabilitação e para análise de treinos em esportes.
 
O sensor palmilha, que é equipado com um firmware que se comunica com um software de PC por meio de pendrive, é fácil de usar e não exige formação especial. Em 2010, a Moticon ganhou o International Innovation Award (Prêmio de Inovação Internacional) como produto do ano na Ispo Sporting Goods Trade Fair.
 
O produto está disponível comercialmente, mas a distribuição nos Estados Unidos ainda está sendo trabalhada.
 
8. O Nuubo é uma plataforma de monitoramento cardíaco remoto e sem fio de nova geração. A empresa projeta, fabrica e vende várias tecnologias médicas para soluções de prevenção, diagnóstico e reabilitação cardíaca.
 
As ferramentas têm base em uma plataforma de monitoramento remoto de ECG que incorpora a propriedade de tecnologia biomédica e-textile, chamada BlendFix Sensor Electrode Technology.
 
O produto está disponível comercialmente nos Estados Unidos, mas sua distribuição ainda precisa ser determinada.
 
A figura acima é um exemplo do dispositivo Nuubo sendo usado para monitorar a taxa cardíaca de uma atleta.
 
 
 
9. O TmG-BMC permite que o usuário monitore a fadiga muscular enquanto se exercita usando um sensor de contração muscular (MC). O mais novo produto da empresa é seu sensor MC, que mede as mecânicas do músculo diretamente e seletivamente sob diferentes cargas e durante os exercícios.
 
Fornece feedback individual de músculos por velocidade de contração e relaxamento, bem como força produzida.
 
A avalição seletiva de músculos oferece uma nova abordagem para prevenção de lesões, monitoramento de reabilitação e treinamento de otimização principalmente no desenvolvimento de velocidade, segundo o fornecedor.
 
O produto está disponível nos Estados Unidos. A imagem acima é um exemplo de um sensor de 5mm.
 
10. A Preventice, uma desenvolvedora de aplicativos móveis de saúde e sistemas de monitoramentos remotos, recentemente anunciou seu BodyGuardian Remote Monitoring System (RMS), que recebeu clearance 510 (k) do FDA (Administração de Drogas e Alimentos). O sistema foi desenvolvido em colaboração com a Mayo Clinic e usa algoritmos para dar suporte remoto de monitoramento para pacientes com arritmias cardíacas. Permite que os médicos monitores as biometrias essenciais enquanto o paciente segue sua rotina.
 
Um pequeno sensor conectado ao peito do paciente coleta dados, incluindo ECG, taxa do coração e respiratório e nível de atividade. O dispositivo transmite os dados ao médico por meio de tecnologia móvel de telefone.
 
Esse monitoramento fornece uma conexão contínua entre os pacientes e sua equipe de cuidados. A imagem acima é do sistema BodyGuardian visualizado em vários dispositivos móveis, bem como o sensor usável.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário