Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Alergia ao ovo

Por Julio Abramczyk
 
O ovo é um bom alimento, mas seu consumo não é indicado para algumas pessoas.
 
Já foi considerado responsável pelo aumento do colesterol, da saborosa gema presente nos doces. Por enquanto, a gema está inocentada.
 
Resta agora a alergia provocada pela albumina, a proteína da clara do ovo. Para evitar essa alergia, até há pouco, a recomendação era evitar o ovo, que está presente em alimentos como pães, doces e sorvetes.
 
Na reunião anual do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia, que se desenvolve atualmente na Califórnia (EUA), o médico Rushani Saltzman mostrou que 55% das crianças alérgicas podem tolerar ovos, com a técnica de dessensibilização por ele proposta (cozimento por 30 minutos e consumo de só 2/5 do ovo por um longo período).

A dessensibilização lenta de alérgicos já vem sendo usada com sucesso.
 
Desde 2009, é empregada no Hospital Gregorio Marañón, de Madrí. A médica Elena Alonso obteve 75% de cura de crianças, após cinco anos de tratamento.
 
Outra forma eficiente é a imunoterapia oral sugerida por A. Wesley Burks, em estudo no "New England Journal of Medicine" deste ano.
 
Usando albumina em pó, reconstituída com água, após 22 meses, 75% das crianças foram dessensibilizadas.
 
Esses tratamentos exigem cuidados. Crianças -e mesmo adultos sensíveis- podem apresentar severa reação ao ovo, com risco de vida, mesmo em pequenas porções.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário