Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dermatologista dá dicas para quem quer fazer tatuagem


Dermatologista dá dicas para quem quer fazer tatuagem KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP
Pele precisa estar limpa, hidratada e saudável para receber a tatuagem        
Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Não escolha áreas do corpo em que há maior acúmulo de pele ou já apresentam flacidez
 
De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas, alguns cuidados com higiene evitam que a tatuagem se torne um facilitador para infecções de pele.
 
— Não deixe de questionar o profissional sobre o pigmento que ele usará para fazer a sua tatuagem. Pigmentos de má qualidade podem causar danos na pele, como alergias e manchas, além de desbotar as cores com o tempo — diz o médico.
 
Antes de fazer a tatuagem, é importante que a pele esteja limpa, hidratada e saudável.
 
— Utilize um hidratante à base de uréia duas vezes por dia na região escolhida. Dessa forma, a pele ganha mais tonicidade. Observe se há pelos na região: eles precisam ser removidos. O ideal é fazer uma depilação dois dias antes da tatuagem para evitar a inflamação dos pelos — recomenda Fernando.
 
Segundo ele, é importante observar se o tatuador lavou as mãos com água, sabonete e álcool antes de iniciar o procedimento. A área da pele onde será feita a tatuagem também deve ser lavada e desinfetada com álcool.
 
O local do corpo é uma das principais dúvidas de quem decide fazer uma tatuagem. As opções são muitas e você pode tatuar praticamente qualquer parte do seu corpo.
 
— Mas evite escolher áreas do corpo em que há maior acúmulo de pele ou que já apresentam mais flacidez. O resultado pode não atender suas expectativas, pois a pele precisa ficar esticada na hora de tatuar — alerta o especialista.
 
Fiz a tatuagem, e agora?
 — Após a tatuagem, é necessário fazer um curativo no local com uma pomada composta de ácido dexpantenol, com o intuito de reconstituir o tecido epitelial. A proteção da tatuagem também deve ser levada em consideração para evitar infecções e lesões.
 
O médico aconselha manter a região da tatuagem sempre limpa e coberta por roupa até duas semanas depois do procedimento.
 
É bom evitar sol, coçar ou arrancar cascas, além de esperar a cicatrização da tatuagem para voltar a fazer exercícios físicos. Depois da cicatrização, diz o médico, é importante usar protetores e hidratantes.
 
Confira outras recomendações do dermatologista:
 
Nunca faça uma tatuagem sob a influência de álcool ou drogas. Além dessas substâncias serem prejudiciais à saúde, suas decisões devem ser sempre tomadas de maneira lúcida.
 
Faça muita pesquisa. Escolha um profissional experiente, que use luvas e equipamento esterilizado e já tenha realizado esse tipo de trabalho. Observe se o estabelecimento é limpo e possui boa estrutura.
 
Após a tatuagem evite consumir alimentos gordurosos, carne de porco, presunto e frutos do mar nos próximos 30 dias.
 
Se você já fez alguma tatuagem e teve alguma reação alérgica, procure um dermatologista para tratar essa reação.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário