Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Com 650 pessoas na fila, Rio tem mais um mutirão de cirurgia do joelho

Ação atende determinação do governo para ampliar cirurgias. Iniciativa também será realizada nos dias 24 e 25 desse mês
 
O Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, no interior do Rio de Janeiro, iniciou o III mutirão de cirurgias, desta vez apenas para joelho, neste fim de semana (10 e 11). Atualmente, há mais 650 pacientes residentes em municípios de todo o estado aguardando por cirurgia de joelho.
 
A ação atende determinação da Secretaria de Saúde de ampliar a oferta deste tipo de cirurgia. A iniciativa também será realizada nos dias 24 e 25 de novembro.
 
O diretor-executivo do hospital, Artur Hummel, destaca que todo o atendimento do hospital segue os trâmites de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS):
 
"Para ser atendido no Hospital Dona Lindu, o paciente deve procurar, primeiramente, a Secretaria de Saúde de seu município, onde será consultado pelo ortopedista que, identificando necessidade cirúrgica, irá viabilizar o cadastro no Sistema Estadual de Regulação (SER), o qual define o atendimento", explicou.
 
A exemplo das edições anteriores, a equipe está preparada para a realização das cirurgias nos dias do mutirão, atuando não só no centro cirúrgico, mas também na UTI, unidades de internação e outros setores do hospital.
 
"O serviço de gestão de leitos participa do desafio desta ação extra, administrando as internações e altas hospitalares, a fim de comportar os pacientes do mutirão, não interferindo nas internações de rotina", afirmou o gestor de ortopedia do Hospital Dona Lindu, Marco Antônio Rocha.

Objetivo é zerar fila
Em visita ao Hospital Dona Lindu em setembro, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou novas ações para reduzir a fila de espera por cirurgias ortopédicas de joelho. Atualmente, este tipo de cirurgia é a que tem a maior demanda no HTODL, referência na rede pública de saúde nas cirurgias ortopédicas de alta e média complexidade.
 
O anúncio das novas ações foi feito pelo secretário pouco antes de ele participar, junto com outros 88 médicos, do Mutirão Nacional de Cirurgias Ortopédicas, que aconteceu em setembro. Especialista em cirurgias de quadril, o próprio secretário operou pacientes pré-selecionados. O hospital foi o representante do Rio de Janeiro no mutirão organizado pelo Ministério da Saúde e a unidade que realizou o maior volume de operações em todo o país, com mais de 100 procedimentos em ombro, joelho, mão, coluna, pé e quadril.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário